Lactentes egressos de Unidade de Terapia Intensiva: estudo das respostas auditivas, de linguagem, motoras e as oportunidades para o desenvolvimento motores presentes no ambiente familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p221-230

Palavras-chave:

Lactente, Desenvolvimento Infantil, Audição, Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Introdução: Os recém-nascidos que experimentam o ambiente da UTIN podem ter anormalidades neurológicas, motoras, de aprendizagem e possíveis distúrbios do desenvolvimento. O desenvolvimento da audição, da linguagem e motor deve ser acompanhado e é fundamental para tomar condutas adequadas como encaminhamentos a serviços especializados e de intervenção precoce. Objetivo: Analisar as respostas auditivas, de linguagem, motoras e as oportunidades para o desenvolvimento motor, presentes no ambiente familiar dos lactentes em risco para deficiência auditiva egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: A amostra foi composta por 15 lactentes com até seis meses de idade corrigida. Foi realizada avaliação auditiva comportamental, timpanometria, aplicada a Escala Bayley-III e a versão brasileira do questionário Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê com os pais. O nível de significância adotado foi p-valor<0,05. Resultados: Todos os lactentes apresentaram respostas auditivas esperadas para a faixa etária. A correlação entre o escore da Bayley linguagem e quantidade de Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva é negativa (r=-0,578, p=0,024) e a correlação entre o escore da Bayley linguagem e o escore da Bayley motora é positiva (r=0,726; p=0,002). A maioria dos lactentes está inserida em ambientes moderadamente adequados ou menos do que adequados. Conclusão: Houve relação entre maior quantidade de Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva com pior desempenho nos testes de linguagem e entre maior escore de linguagem com maior escore motor.

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Biografia do Autor

Rosiane Aparecida Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Fonoaudióloga formada em 2017 pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-graduada em Saúde da Criança e do Adolescente. Experiência em atendimentos nas seguintes áreas: audiologia, processamento auditivo central, motricidade orofacial e linguagem.

Denise Castilho Cabrera Santos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Pesquisadora Colaboradora do Despertamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Maria Francisca Colella-Santos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Audiologyst, PhD in Human Communication Disorders (UNIFESP/Sao Paulo/Brazil) , Professor and Head at the Department of Development Human and Rehabilitation, Faculty of Medical Sciences, State University of Campinas (FCM/UNICAMP), Brazil.

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Publicado

2021-05-22

Como Citar

Silva, R. A., Santos, D. C. C., & Colella-Santos, M. F. (2021). Lactentes egressos de Unidade de Terapia Intensiva: estudo das respostas auditivas, de linguagem, motoras e as oportunidades para o desenvolvimento motores presentes no ambiente familiar. Distúrbios Da Comunicação, 33(2), 221–230. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p221-230

Edição

Seção

Artigos