Afasia e inclusão social: panorama brasileiro na Fonoaudiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p349-356

Palavras-chave:

Afasia, Qualidade de Vida, Participação Social

Resumo

Introdução: Os impactos da afasia vão além de alterações de linguagem ou comunicação, afetando a qualidade de vida e a participação social. Faz-se necessário, portanto, que o fonoaudiólogo atue de forma interdisciplinar e amplie seu escopo de atuação na terapia das afasias, indo além de uma perspectiva que foca majoritariamente na correção de déficits linguísticos. Esta comunicação discute a importância de metas de incentivo à inclusão social e aponta caminhos para melhor atender às demandas dessa população. Objetivo: Discutir o trabalho do fonoaudiólogo no que tange a metas de enfrentamento dos impactos sociais da afasia. Método: Revisão não sistemática de literatura. São discutidos temas ligados à inclusão social e apresentadas iniciativas nacionais que promovem a participação social da pessoa com afasia. Resultados: Apesar das lacunas ainda existentes, as ações crescentes de diversos grupos de convivência, a criação de associações e as campanhas de conscientização da população apontam para importantes sinais de  mudança no escopo de atuação do fonoaudiólogo junto a essa população. Conclusão: Há um crescimento das intervenções em grupo e valorização de atividades artísticas oferecidas junto a pessoas que vivem com afasia. Os estudos sobre tais intervenções demonstram impactos positivos na qualidade de vida, participação social e funcionalidade da comunicação dessa população. São necessários esforços no sentido de trabalhar com a família e com a sociedade, bem como ampliar políticas públicas e oferecer serviços que promovam a inclusão social da pessoa com afasia. 

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Biografia do Autor

Elisabeth Araujo de Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Aluna de graduação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Letras (Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Daiana Moraes Balinha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Aluna de graduação do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Maria Lucia Gurgel da Costa, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lenisa Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora Associada no Departamento de Saúde e Comunicação Humana, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-05-22

Como Citar

Abreu, E. A. de, Balinha, D. M., Costa, M. L. G. da, & Brandão, L. (2021). Afasia e inclusão social: panorama brasileiro na Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 33(2), 349–356. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p349-356

Edição

Seção

Comunicações