Transtorno do movimento estereotipado associado ao atraso da linguagem –

dados de estudos de caso que contribuem para o diagnóstico diferencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p462-472

Palavras-chave:

Transtorno de Movimento Estereotipado, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Transtorno do Espectro Autista, Comorbidade, Sinais de Risco

Resumo

Introdução: Movimentos repetitivos associados a alterações de linguagem representam dois importantes sinais de alerta para os TEA (Transtornos do Espectro do Autismo). Ainda que, segundo pesquisas atuais, o atraso na aquisição da linguagem não faça parte do conjunto de características comumente observadas em crianças na primeira infância com Transtorno do Movimento Estereotipado (TME), a sua coocorrência pode ser mais comum do que se imagina, o que pode levar a diagnósticos falso positivo para os TEA. Objetivo: Caracterizar o processo desviante de aquisição da linguagem associado ao TME, buscando diferenciar das características específicas aos TEA. Método: A presente pesquisa apresenta o relato de caso de duas crianças, na faixa etária dos 30 aos 36 meses, com importante atraso na aquisição da fala associado à presença de movimentos estereotipados, com perfis considerados de risco para o autismo. Resultados: Na primeira avaliação as duas crianças apresentavam escore médio referente ao número de sinais de alerta para os TEA. Após intervenção de 6 meses, para diagnóstico diferencial, houve queda no número de sinais de risco, como remissão de alguns comportamentos característicos dos TEA, melhora na intensidade dos movimentos repetitivos e aumento do repertório de fala. Conclusão: Ainda que a presença de movimentos repetitivos ou estereotipadas seja um dos sinais clássicos dos TEA, mesmo que coocorra com outras alterações igualmente sugestivas a este diagnóstico, como o atraso na fala, para que o diagnóstico seja conclusivo, é necessária a observação da presença de outros sintomas que se manifestam de forma persistente ao longo do desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Maria Claudia Arvigo, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo, com experiência na área de desenvolvimento infantil, com ênfase nos Estudos da Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, especialmente nos aspectos cognitivos e linguísticos. Como pesquisadora atua na área de aquisição, desenvolvimento e desvios da linguagem infantil. Mestre e Doutora em Linguística com ênfase na Aquisição da Linguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, integra o grupo de pesquisas do laboratório de Transtorno do Espectro do Autismo TEA-Mack, como pós-doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José Salomão Schwartzman, Universidade Prebisteriana Mackenzie de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1962) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1987). É professor titular no Curso de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No momento é Coordenador do Laboratório TEA-MACK. Tem exercido a prática clínica na área da Neurologia da Infância e Adolescência. As áreas de pesquisa que tem desenvolvido nos últimos anos, na Universidade Presbiteriana Mackenzie tem como objeto os seguintes temas: deficiência mental, dificuldades na aprendizagem escolar, distúrbios do desenvolvimento, síndrome de Rett, autismo e diferenças cognitivas e comportamentais entre os gêneros. Entre os distúrbios do desenvolvimento tem interesse particular nos Transtornos do Espectro do Autismo.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Arvigo, M. C., & Schwartzman, J. S. (2021). Transtorno do movimento estereotipado associado ao atraso da linguagem –: dados de estudos de caso que contribuem para o diagnóstico diferencial. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 462–472. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p462-472

Edição

Seção

Artigos