Comunicação suplementar e alternativa na população idosa e sua relação com as atividades de vida diária:

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p481-489

Palavras-chave:

Idoso, Comunicação Suplementar, Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência e Atividades Cotidianas

Resumo

Introdução: A população brasileira vem mantendo tendência de envelhecimento, resultando em alterações nos aspectos físicos e cognitivos do indivíduo. Algumas dessas alterações podem diminuir a perda da oralidade e levar a dificuldade de interação do indivíduo com o coletivo. Objetivo: Buscamos identificar de que maneira a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) vem sendo relacionada com o público idoso em produções científicas e como objetivo específico, buscou-se relações entre o uso de recursos de CSA e as atividades de vida diária (AVD) nesta população. Método: O levantamento de artigos foi realizado em quatro bases de dados (Scielo, BDTD, BIREME e PubMed). Foram incluídos somente estudos que apresentavam intervenções com o uso de CSA que envolvessem a população idosa e as AVD. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list PRISMA, sendo registrado no PROSPERO-International Prospective Register of Systematic Reviews e para análise dos dados, foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Resultados: Ao final das buscas foram obtidos um total de três artigos para compor o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados com alta qualidade metodológica. As intervenções utilizadas nos estudos foram: confecções de álbuns e pranchas de CSA e livros de memória. Conclusão: Ao final da revisão ficou evidenciado que a CSA teve um impacto significativo para diferentes sujeitos, com diferentes intervenções que compuseram os estudos aqui apresentados.

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Biografia do Autor

Carolina Avance Assef, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Aluno de graduação do curso de Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- (unesp) campus Marília-SP. Bolsista PIBIC-EM 2015/2016 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-FOP) campus de Piracicaba-SP. Bolsista CNPq-PIBIC 2019/2020 pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -Marília.

Danielle dos Santos Cutrim Garros, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduada em Terapia Ocupacional pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ  UEPA (2001). Mestre (2008) e Doutora (2011) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Formação no Curso de Especialização Terapia Ocupacional em Reabilitação Neuromúsculoesquelética (Santa Casa SP), em Acupuntura (FACIS), Especialização em Terapia da Mão (UFSCAR). Atualmente é Professora Assistente Doutora, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da UNESP, campus de Marília. Apresenta experiência política através de conselho profissional.Tem experiência nas áreas de Terapia Ocupacional e Ortopedia, Órteses, com ênfase em avaliação e intervenção em reabilitação dos membros superiores, geriatria e gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinesioterapia, Terapia Ocupacional em geriatria e gerontologia.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Educação

É doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010) e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2004). Fez Estágio de Pós-Doutoramento (2012-2013) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na área de Educação em parceria com a Universidade do Minho (Braga, Portugal), na área de Psicologia da Educação. É Especialista em Linguagem (6790/2017) e em Fonoaudiologia Educacional (CFFa/6789/2017) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2001) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015). Tem se dedicado às investigações científicas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da comunicação de crianças com deficiência. Dentre os desdobramentos dessas investigações constam a construção, a implementação e o aperfeiçoamento de programas de suporte para avaliar e promover esses processos, com foco para o uso de histórias infantis no contexto das práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva. Ao longo dessas ações, a formação permanente de professores e a formação interprofissional também têm ganhado destaque.

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2013), mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2010). Graduação em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001), Especialização em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2004), em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Oswaldo Cruz (2004) e especialização em Terapia de Mão pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, neurologia, desenvolvimento infantil e formação de profissionais da saúde e da educação no processo inclusivo do deficiente.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Assef, C. A., Garros, D. dos S. C., Oliveira, J. P. de, & Rocha, A. N. D. C. (2021). Comunicação suplementar e alternativa na população idosa e sua relação com as atividades de vida diária:: uma revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 481–489. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p481-489

Edição

Seção

Artigos