Comunicación complementaria y alternativa en la población anciana y su relación con las actividades de la vida diaria:

una revisión sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p481-489

Palabras clave:

Anciano, Salud Complementaria, Equipos de Comunicación para Personas con Discapacidad e Actividades Cotidianas

Resumen

Introducción: La población brasileña ha venido manteniendo una tendencia de envejecimiento, resultando en cambios en los aspectos físicos y cognitivos del individuo. Algunos de estos cambios pueden disminuir la pérdida de oralidad y conducir a la dificultad de la interacción del individuo con el colectivo. Objetivo: Buscamos identificar cómo la Comunicación Suplementaria y Alternativa (CSA) se ha relacionado con el público anciano en producciones científicas y como objetivo específico, buscamos relaciones entre el uso de los recursos de CSA y las actividades de la vida diaria (ADL) en esta población. Método: La encuesta de artículos se realizó en cuatro bases de datos (SciELO, BDTD, BIREME y PubMed). Solo se incluyeron los estudios que incluyeron intervenciones con el uso de CSA que incluyeron a la población anciana y las AVD. La calidad metodológica de las investigaciones se evaluó mediante el check-list PRISMA, registrado en el PROSPERO-Registro Internacional Prospectivo de Revisiones Sistemáticas y para el análisis de datos, el software Interface de R pour les Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Resultados: Al final de las búsquedas se obtuvo un total de tres artículos para componer el corpus de análisis de la revisión y todos fueron evaluados con alta calidad metodológica. Las intervenciones utilizadas en los estudios fueron: confección de álbumes y tableros de CSA y libros de memoria. Conclusión: Al final de la revisión, se evidenció que el CSA tuvo un impacto significativo para diferentes sujetos, con diferentes intervenciones que componían los estudios aquí presentados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carolina Avance Assef, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Aluno de graduação do curso de Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- (unesp) campus Marília-SP. Bolsista PIBIC-EM 2015/2016 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-FOP) campus de Piracicaba-SP. Bolsista CNPq-PIBIC 2019/2020 pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -Marília.

Danielle dos Santos Cutrim Garros, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduada em Terapia Ocupacional pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ  UEPA (2001). Mestre (2008) e Doutora (2011) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Formação no Curso de Especialização Terapia Ocupacional em Reabilitação Neuromúsculoesquelética (Santa Casa SP), em Acupuntura (FACIS), Especialização em Terapia da Mão (UFSCAR). Atualmente é Professora Assistente Doutora, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da UNESP, campus de Marília. Apresenta experiência política através de conselho profissional.Tem experiência nas áreas de Terapia Ocupacional e Ortopedia, Órteses, com ênfase em avaliação e intervenção em reabilitação dos membros superiores, geriatria e gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinesioterapia, Terapia Ocupacional em geriatria e gerontologia.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Educação

É doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010) e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2004). Fez Estágio de Pós-Doutoramento (2012-2013) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na área de Educação em parceria com a Universidade do Minho (Braga, Portugal), na área de Psicologia da Educação. É Especialista em Linguagem (6790/2017) e em Fonoaudiologia Educacional (CFFa/6789/2017) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2001) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015). Tem se dedicado às investigações científicas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da comunicação de crianças com deficiência. Dentre os desdobramentos dessas investigações constam a construção, a implementação e o aperfeiçoamento de programas de suporte para avaliar e promover esses processos, com foco para o uso de histórias infantis no contexto das práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva. Ao longo dessas ações, a formação permanente de professores e a formação interprofissional também têm ganhado destaque.

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2013), mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2010). Graduação em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001), Especialização em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2004), em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Oswaldo Cruz (2004) e especialização em Terapia de Mão pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, neurologia, desenvolvimento infantil e formação de profissionais da saúde e da educação no processo inclusivo do deficiente.

Citas

IBGE- Instituto brasileiro de geografia e estatística. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Estatísticas Sociais [Internet]. 2018 [acesso em 5 de may]; Disponível em: https://cod.ibge.gov.br/3JVW5

Ciosak SI, Braz EC, Maria A, Nakano NGR, Rodrigues J, Alencar RA, Rocha CA, Leandro DA. Senescência e senilidade: novo paradigma na atenção básica de saúde. Rev Esc Enferm USP [online]. 2011 [acesso em 2020 jun 20]; 45(2):1763-8. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp.

Teixeira INDO, Guariento ME. Biologia do envelhecimento: teorias, mecanismos e perspectivas. Ciênc Saúde Colet [online]. 2010 [acesso em 2020 jun 20]; 15(6): 2845-57. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000600022&lng=en.

Santos PA, Heidemann ITSB, Marçal CCB, Arakawa BAM. A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento. Audiol Commun res [Internet]. 2019 [acesso em 2020 jun 21]; 24: 2058. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100312&lng=en.

Romano N, Chun RY. A comunicação suplementar e alternativa na percepção de familiares e fonoaudiólogos: facilitadores e barreiras. CoDAS [Internet]. 2018 [acesso em 2020 jun 24]; 30(4): 23-38. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000400302&lng=en.

ISSAC Brasil. International Society for Augmentative and Alternative Communication - Brasil, [Site]. 2015 [acesso em: 2020 jun 07]; Disponível em: http://www.isaacbrasil.org.br/.

Oliveira FIW. Comunicação alternativa. Rev bras educ especial [Internet]. 2010 [acesso em 2020 jun 28]; 16(1): 151-2. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000100012.

American OTAA. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Rev Ter Ocup [Internet]. 2015 [acesso em 2020 jun 28]; 26(esp): 1-49. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/97496.

Marra TA, Pereira LSM, Faria CDCM, Pereira DS, Martins MAA, Tirado MGA. Avaliação das atividades de vida diária de idosos com diferentes níveis de demência. Braz j phys ther [Internet]. 2007 [acesso em 2020 jun 30]; 11(4): 267-73. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400005&lng=en.

Franco EC, Carleto NG, Lamônica DAC, Caldana ML. Intervenção nas afasias com o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa. Rev CEFAC [Internet]. 2015 [acesso em 2020 jun 15]]; 17(3): 956-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300956&lng=en.

Assef CA, Oliveira JP, Garros DSC. Alternative communication resources used by the elderly population and their relationship with the activities of daily living: a systematic review. PROSPERO 2020 CRD42020184414. Disponível em: https://www.crd.york.ac.uk/prospero/display_record.php?.

Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol [Internet]. 2013 [acesso em 2020 may 22]; 21(2): 513-8. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016&lng=pt.

LIMA RR. Intervenção fonoaudiológica grupal e seu impacto na qualidade de vida de pessoas com afasia. TEDE [Online]. 2019 [acesso em 2020 july 18]; 1-93. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1761.

Bandeira FM, Faria FP, Araujo EB. Avaliação da qualidade intra-hospitalar de pacientes impossibilitados de falar que usam comunicação alternativa e ampliada. Educ Contin Saúde Einstein [Internet]. 2011 [acesso em 2020 jun 10]; 9(4): 477-82. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082011000400477&lng=en.

Taibo MLG, Amado PP, Dominguez NC, Iglesias PV, Real TG. Conversations about self-identity in Alzheimer disease: Augmentative and alternative Communication memory books as an aid. AELFA-IF [Internet] 2014 [acesso em 2020 july 02]; 34(2): 60-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0214460313000582.

Lourenco RA, Veras RP. Mini-Exame do Estado Mental: características psicométricas em idosos ambulatoriais. Ann rev public health [Internet]. 2006 [acesso em 2020 aug 19 ]; 40(4): 712-19. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000500023&lng=en.

Barbosa FT, Lira AB, Oliveira NOB, Santos LL, Santos IO, Barbosa LT. Tutorial para execução de revisões sistemáticas e metanálises com estudos de intervenção em anestesia. Rev Bras Anestesiol. [Internet]. 2019 [acesso em 2020 jun 19]; 69(3): 299-306. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942019000300299&lng=en.

Barros R, Moura MEB. Fatores de risco para quedas em idosos no domicílio. REMHU [Internet]. 2006 [acesso em: 2020 aug 19]; 9(2): 206-15. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6771900.

Publicado

2021-09-28

Cómo citar

Assef, C. A., Garros, D. dos S. C., Oliveira, J. P. de, & Rocha, A. N. D. C. (2021). Comunicación complementaria y alternativa en la población anciana y su relación con las actividades de la vida diaria:: una revisión sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 481–489. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p481-489

Número

Sección

Artigos