Acolhimento em um serviço-escola de fonoaudiologia

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p776-783

Palavras-chave:

Acolhimento, Fonoaudiologia, Humanização da Assistência, Educação Profissional em Saúde Pública, Serviços Ambulatoriais de Saúde

Resumo

Introdução: A proposta da humanização da assistência visa transpor o fazer técnico em saúde e agregar as necessidades singulares dos usuários para construção conjunta do cuidado e dos serviços em saúde; no entanto, ainda persiste o desafio da inserção dessa temática na formação dos profissionais da saúde. Objetivo: Descrever a construção da estratégia do acolhimento enquanto prática de humanização para o acesso e acompanhamento dos usuários em um serviço-escola de fonoaudiologia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência que se pautou na vivência da autora com o acolhimento realizado no serviço, desde o período em que era estagiária (2009), até a atuação como preceptora do estágio (2020). Resultados: Dentre os principais resultados observados destaca-se a oportunidade de escuta ativa, e especializada em fonoaudiologia, aos usuários; orientações e encaminhamentos; esclarecimentos dos casos com perfil para atendimento no serviço. Conclusão: O acolhimento fez parte da transformação do serviço-escola, pois apesar de não resolver a problemática da alta demanda, favorece a escuta e direcionamento aos usuários, tornando o acesso ao serviço mais humanizado. Espera-se que este relato de experiência contribua com serviços que enfrentam desafios semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Rodrigues da Silva Lopes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atuou na Unidade de terapia intensiva e semi-intensiva do Hospital de Urgências do Estado de Sergipe (HUSE). Atualmente é servidora da Universidade Federal da Bahia, atua na clínica escola do curso de graduação em fonoaudiologia (CEDAF), exercendo assessoria em ensino, pesquisa e extensão, por meio das preceptorias, e assistência fonoaudiológica aos usuários da clínica, além de serviços administrativos. Mestranda do curso de Tecnologias em Saúde da Escola Bahiana de medicina e saúde pública.

Marilda Castelar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Possui doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Psicologia pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em Políticas Públicas, tendo atuado na Prefeitura Municipal de Campinas durante 14 anos. Foi Conselheira Presidente do CRPBA Conselho Regional de Psicologia da Bahia (Gestão 2007-2010) e Conselheira Suplente do CFP - Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2010-2013). Atua como Professora Adjunta no Curso de Psicologia, desde 2003 e no Mestrado em Tecnologias em Saúde, desde 2012 e no Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, na EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência na área de Psicologia clínica, social e em Pesquisa com ênfase nos temas: políticas públicas de saúde, inclusão social, memória da psicologia, psicologia social, gênero, saúde mental, relações etnico-raciais, saúde da população negra e direitos humanos. Coordena o Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde inscrito no CNPq e certificado pela BAHIANA. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa na atualidade: Atuação de Profissionais de Saúde nos Conselhos e na Efetivação da Política Nacional de Saúde Mental na Bahia e Atuação de Profissionais de Saúde nas Políticas Públicas para as Mulheres. Com experiência de orientação Mestrado, de projetos de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e especialização Atua também como Editora Científica Revista Psicologia Diversidade e Saúde 

Referências

Barbosa GC, Meneguim S, Lima SAM, Moreno V. Política Nacional de Humanização e formação dos profissionais de saúde: revisão integrativa. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013 Feb [cited 2020 Oct 14]; 66 (1): 123-7. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672013000100019&lng=en. https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000100019.

Corcino J, Santos RGD. A importância da humanização na formação acadêmica. Rev. de Inovação, Tecnologia e Ciências (RITEC) ISSN 2595-5551. v. 3, n. 3, p. [Internet]. 2017 [cited 2020 Oct 14] 219-222. Available from: http://periodicos.ftc.br/.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento na gestão e o trabalho em saúde. 1ª edição, Brasília. [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14]; Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_gestao_trabalho_saude.

Lemos MA. Integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no estágio de Saúde Coletiva. Rev. Baiana de Saúde Pública. [Internet]. 2012 [cited 2020 Oct 14]; v.36, n.4, p.1068-1076. Available from: http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2013/v36n4/a3797.pdf.

Almeida EC e Furtado LM. Acolhimento em saúde pública: a contribuição do fonoaudiólogo. Revista de Ciências Médicas. 2006 [cited 2020 Oct 14]; 6(3): 249 – 256. Available from:

http://seer.sis.puccampinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/1116.

Miranda GMD, Mendes ACG, Silva ALA, Rodrigues M. Phonoaudiological care in the SUS: expanding access and the challenge of overcoming inequalities. Rev. CEFAC [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 19]; 17 (1): 71-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151618462015000100071&lng=en. https://doi.org/10.1590/1982-0216201515213.

Pereira MD, Pereira MD, Nunes AKF. A importância da implementação das clínicas-escola de psicologia pelas universidades: uma revisão da literatura. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE. [Internet]. 2020 [cited 2020 Oct 14]; v. 6, n. 2, p. 213. Available from: http://file:///C:/Users/Usuario/Downloads/9013-Texto%20do%20artigo-26361-1-10-20200906.pdf.

Miranda AO e Arce VAR. Humanização na formação em saúde: a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia. Distúrbios Comun. São Paulo. [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14]; 27(3): 600-607, setembro. Available from: http://file:///C:/Users/Usuario/Downloads/20379-64627-3-PB.pdf.

Daltro MR e Faria AA. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro. [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14]; v. 19, n. 1, p. 223-237. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf.

Meihy JCSB, Ribeiro SLS. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo (SP): Contexto; 2011.

Melani ACF et al. Trabalho de Campo em Saúde Bucal: Um Contexto da Relação Ensino-Serviço-Comunidade. Rev. Grad. USP. [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14]; vol. 3, n. 1, jun. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p101-105.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução 610 de 13 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 17]; n. 73, 16 de abril de 2019. Seção 1. Available from: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71711726.

Melo-Silva LL, Santos MA, Simon CP. Formação em Psicologia: Serviços escolas em debate. São Paulo: Vetor (Orgs.). [Internet]. 2005 [cited 2020 Oct 17]; Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-479372.

Santos JAP, Arce VAR, Magno LD, Ferrite S. Oferta da Fonoaudiologia na rede pública municipal de saúde nas capitais do Nordeste do Brasil. Audiol., Commun. Res. [Internet]. 2017 [citado 2020 Oct 18]; 22: e1665. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231764312017000100311&lng=pt. Epub 18-maio-2017. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1665.

Corrêa CC, Arakawa AM, Maximino LP. Clínica-escola de fonoaudiologia: manejo da lista de espera. Rev. CEFAC [Internet]. 2016 Oct [cited 2020 Oct 27]; 18 (5): 1222-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000501222&lng=en. https://doi.org/10.1590/1982-0216201618518215.

Zilli MG, Santos APS, Yamaguchi CK, Borges LA. Contribuições de uma clínica escola no atendimento em saúde no Sul de Santa Catarina. [Internet]. 2017 Oct [cited 2020 Oct 27]; RIES, ISSN 2238-832X, Caçador, v.6, nº 1, p. 105-116, 2017. Available from: http://file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Contribuioesdeumaclnicaescola

noatendimentoemsaudenosuldeSantaCatarina.pdf.

Lima PAB e Rozendo CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2015. [citado 2020 Oct 27]; 779-791. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0542.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília. [Internet]. 2010 [cited 2020 Oct 17]. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf.

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Lopes, J. R. da S., & Castelar, M. (2021). Acolhimento em um serviço-escola de fonoaudiologia: relato de experiência. Distúrbios Da Comunicação, 33(4), 776–783. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p776-783

Edição

Seção

Comunicações