Acolhimento em um serviço-escola de fonoaudiologia
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p776-783Palavras-chave:
Acolhimento, Fonoaudiologia, Humanização da Assistência, Educação Profissional em Saúde Pública, Serviços Ambulatoriais de SaúdeResumo
Introdução: A proposta da humanização da assistência visa transpor o fazer técnico em saúde e agregar as necessidades singulares dos usuários para construção conjunta do cuidado e dos serviços em saúde; no entanto, ainda persiste o desafio da inserção dessa temática na formação dos profissionais da saúde. Objetivo: Descrever a construção da estratégia do acolhimento enquanto prática de humanização para o acesso e acompanhamento dos usuários em um serviço-escola de fonoaudiologia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência que se pautou na vivência da autora com o acolhimento realizado no serviço, desde o período em que era estagiária (2009), até a atuação como preceptora do estágio (2020). Resultados: Dentre os principais resultados observados destaca-se a oportunidade de escuta ativa, e especializada em fonoaudiologia, aos usuários; orientações e encaminhamentos; esclarecimentos dos casos com perfil para atendimento no serviço. Conclusão: O acolhimento fez parte da transformação do serviço-escola, pois apesar de não resolver a problemática da alta demanda, favorece a escuta e direcionamento aos usuários, tornando o acesso ao serviço mais humanizado. Espera-se que este relato de experiência contribua com serviços que enfrentam desafios semelhantes.
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