Efeitos do ensino do comportamento verbal para pessoas com transtorno do espectro autista

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p651-658

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Comportamento verbal, Benefício

Resumo

Introdução: Um dos domínios de sintomas centrais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o déficit de comunicação, que pode se apresentar de diversas formas. Objetivo: Analisar os efeitos do ensino do comportamento verbal em pessoas com TEA. Método: Revisão sistemática da literatura por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed, utilizando os seguintes descritores: “transtorno do espectro autista”; “comportamento verbal” e “ensino”, bem como seus descritores na língua inglesa. Foram selecionados estudos publicados entre 2014 e 2019, com dados que atendiam à temática estabelecida em português, espanhol e inglês. Resultados: A pesquisa resultou em sete artigos. O operante verbal mais frequente foi o mando, seguido pelo intraverbal e o ecóico. O ensino de comportamento verbal apresentou efeitos positivos. No mando, ocasionou a redução da ocorrência de comportamentos-problema, auxiliando em uma interação social bem-sucedida e contribuindo para um controle social e imediato sobre o ambiente. O ecoico foi apontado como o operante verbal que desempenha papel fundamental no ensino de outros comportamentos verbais. O intraverbal é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas. A limitação dos resultados consiste em não apresentar estudos referentes a todos os operantes verbais, contemplando apenas três, assim como o intervalo de ano de publicação analisado. Conclusão: O ensino dos operantes verbais é importante para um melhor desempenho e desenvolvimento da comunicação funcional de pessoas com autismo, refletindo também em aspectos sociais, acadêmicos e no brincar, além da contribuição para a redução das chances de ocorrência de comportamentos disruptivos.

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Balbino, E. M. S., Lisboa, M. F. de L. S., de Oliveira, N. C. S., & Maximiano-Barreto, M. A. (2021). Efeitos do ensino do comportamento verbal para pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 33(4), 651–658. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p651-658

Edição

Seção

Artigos