Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem sobre linguagem infantil para pediatras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p741-750Palavras-chave:
Desenvolvimento da linguagem, Educação a distância, Telemedicina, Pediatria, FonoaudiologiaResumo
Objetivo: desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil voltado à orientação de médicos pediatras. Métodos: o conteúdo abordado foi delimitado considerando as dúvidas que os médicos pediatras possuíam sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem infantil, e construído a partir de revisão da literatura científica. A produção do material seguiu as fases de desenvolvimento de design instrucional englobando análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. Foram convidados fonoaudiólogos para participar da avaliação da qualidade do conteúdo e dos recursos tecnológicos utilizando o questionário Health-Related Web Site Evaluation Form Emory e o Questionário de Conteúdo desenvolvido pela pesquisadora. Resultados: o conteúdo contemplou as etapas de desenvolvimento da linguagem, principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase. O material confeccionado está disponível no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com. Na etapa de avaliação do AVA, participaram 63 fonoaudiólogos que classificaram o blog como excelente para a qualidade e conteúdo. Conclusão: portanto, um AVA, em formato de blog, contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido a fim de orientar médicos/pediatras desde fases típicas até alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos.
Downloads
Metrics
Referências
Caputte AJ, Accardo PJ. Developmental and disabilities in infancy and chilhood. Baltimore: Paul H Brookes Publishing Co; 1991.
Grantham-McGregor S, Cheung YB, Cueto S, Glewwe P, Richter L, Strupp B. Developmental potential in the first 5 years for children in developing countries. Lancet. 2007; 369(9555): 60-70.
Spinardi ACP, Correa CC, Maximino LP. Checklist para identificação de crianças de risco para alterações de linguagem oral: nova proposta. Rev Disturbios da Comunicação. 2018; 30(2): 278.
Rabelo BGR, Salomão LM, Carnivalli PA, Leite ICG. Algumas considerações sobre o grau de conhecimento dos pediatras sobre questões fonoaudiológicas. Fono Atual. 2004; 7(27): 4-10.
Maximino LP, Ferreira MV, Oliveira DT, Lamônica AC, Feniman MR, Spinardi ACP, et al. Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras quanto ao desenvolvimento da comunicação oral. Rev CEFAC. 2009; 11(supl 2): 267-74.
Spinardi ACP, Correa CC, weber SAT, Maximino LP. Fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem: atitudes dos profissionais da saúde e educação. J Health NPEPS. 2018; 3(1): 185-97.
Pizolato RA, Fonseca LMM, Bastos RS, Fernandes AY, Lefévre F, Maximino LP. Vigilância do desenvolvimento da linguagem da criança: conhecimentos e práticas de profissionais da atenção básica à saúde. Rev CEFAC. 2016; 18(5): 1109-20.
Taborda M, Rangel M. Representações Sociais de Profissionais da Saúde sobre Aprendizagem e Internet. Rev Bras Educ Med. 2016; 40(4): 694-703.
Allison R, Hayes C, McNulty CAM, Young V. A comprehensive framework to evaluate websites: literature review and development of goodweb. JMIR Form Res. 2019 Oct 24; 3(4): e14372.
Maximino LP, Zambonato TCF, Picolini MM, Corrêa CC, Feniman MR, Blasca WQ. Development and evaluation of a blog about cleft lip and cleft palate and hearing. Int Arch Otorhinolaryngology. 2018; 22(1): 60-7.
Piccino MT, Correa CC, Blasca WQ. Estudos em saúde auditiva envolvendo educação à distância e presencial. Rev Distúrb Comunicação. 2018; 30(2): 392.
Penteado BE, Paiva PMP, Morettin-Zupelari M, Isotani S, Ferrari DV. Toward better outcomes in audiology distance education: an educational data mining approach. American Journal of Audiology. 2018; 27(3S): 513-23.
Souza PJS, Bastos BG, Ferrari DV. Instrumentos para avaliação de websites de saúde: estudo preliminar. In: XVI Jornada Fonoaudiológica de Bauru, 2009; Bauru, ago. 2009.
Filantro A, Piconez SCB. Design Instrucional Contextualizado: Planejamento, elaboração e avaliação de materiais didáticos para educação a distância. 2004. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf>. Acesso em: 19 de novembro de 2020.
Emory University Rollins School of Public Health. Health-Related Web Site Evaluation Form. 1998. Disponível em: <http://www.sph.emory.edu/WELLNESS/instrument.html>. Acesso em: 10 abr. 2009.
Aguiar ACL, Guimarães JMX, Ferreira HS, Almeida KTC, Ribeiro TFS, Anchieta TM, et al. Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde. RECIIS - Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2018; 12(2): 220-31.
Picolini MM, Maximino LP. Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line. Rev. CEFAC. 2014; 16(1): 252-9.
Chaves JN, Libardi AL, Agostinho-Pesse RS, Morettin M, Alvarenga KF. Telessáude: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portugues. CoDAS. 2015; 27(6): 526-33.
Martins A, Franco EC, Caldana ML. Elaboração e avaliação de um website sobre o desenvolvimento da linguagem infantil: portal dos bebês - desenvolvimento da linguagem. Rev CEFAC. 2015; 17(1): 159-68.
Silva AC, Bernardes A, Évora YDM, Dalri MCB, Silva AR, Sampaio CSJC. Development of a virtual learning environment for cardiorespiratory arrest training. Rev Esc Enferm USP. 2016; 50(6): 988-95.
Domenico EBL, Cohrs CR. Plataforma Moodle na construção do conhecimento em Terapia Intensiva: estudo experimental, Acta Paul Enferm. 2016; 29(4): 381-9.
Tomazini EAS, Tobase L, Teodoro SV, Peres HHC, Almeida DM, Alavarce DC. Curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória: inovação para educação permanente. Rev Rene. 2018; 19: e32444.
Cardoso ACS. O feedback aluno-aluno em um ambiente virtual da aprendizagem. Trab linguist apl. 2018; 57(1): 383-409.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline Martins, Taisa Cristina de Souza, Camila de Castro Corrêa, Luciana Paula Maximino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.