Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem sobre linguagem infantil para pediatras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p741-750

Palavras-chave:

Desenvolvimento da linguagem, Educação a distância, Telemedicina, Pediatria, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil voltado à orientação de médicos pediatras. Métodos: o conteúdo abordado foi delimitado considerando as dúvidas que os médicos pediatras possuíam sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem infantil, e construído a partir de revisão da literatura científica. A produção do material seguiu as fases de desenvolvimento de design instrucional englobando análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. Foram convidados fonoaudiólogos para participar da avaliação da qualidade do conteúdo e dos recursos tecnológicos utilizando o questionário Health-Related Web Site Evaluation Form Emory e o Questionário de Conteúdo desenvolvido pela pesquisadora. Resultados: o conteúdo contemplou as etapas de desenvolvimento da linguagem, principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase. O material confeccionado está disponível no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com. Na etapa de avaliação do AVA, participaram 63 fonoaudiólogos que classificaram o blog como excelente para a qualidade e conteúdo. Conclusão: portanto, um AVA, em formato de blog, contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido a fim de orientar médicos/pediatras desde fases típicas até alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos.

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Biografia do Autor

Taisa Cristina de Souza, Faculdade de Odontologia de Bauru

Hospital Estadual Américo Brasiliense, Setor de Fonoaudiologia, Américo Brasiliense, SP.

Camila de Castro Corrêa, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal – Brasil.

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Martins, A., Souza, T. C. de, Corrêa, C. de C., & Maximino, L. P. (2021). Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem sobre linguagem infantil para pediatras. Distúrbios Da Comunicação, 33(4), 741–750. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p741-750

Edição

Seção

Artigos