Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem sobre linguagem infantil para pediatras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p741-750Palavras-chave:
Desenvolvimento da linguagem, Educação a distância, Telemedicina, Pediatria, FonoaudiologiaResumo
Objetivo: desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil voltado à orientação de médicos pediatras. Métodos: o conteúdo abordado foi delimitado considerando as dúvidas que os médicos pediatras possuíam sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem infantil, e construído a partir de revisão da literatura científica. A produção do material seguiu as fases de desenvolvimento de design instrucional englobando análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. Foram convidados fonoaudiólogos para participar da avaliação da qualidade do conteúdo e dos recursos tecnológicos utilizando o questionário Health-Related Web Site Evaluation Form Emory e o Questionário de Conteúdo desenvolvido pela pesquisadora. Resultados: o conteúdo contemplou as etapas de desenvolvimento da linguagem, principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase. O material confeccionado está disponível no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com. Na etapa de avaliação do AVA, participaram 63 fonoaudiólogos que classificaram o blog como excelente para a qualidade e conteúdo. Conclusão: portanto, um AVA, em formato de blog, contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido a fim de orientar médicos/pediatras desde fases típicas até alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos.
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