Promovendo o bem-estar vocal do professor

análise de um curso dado à distância

Autores

  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia. Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia http://orcid.org/0000-0002-3230-7248
  • Raiza Brasileiro Rocha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia http://orcid.org/0000-0002-3979-8430
  • Daniella Spacassassi Centurion Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia. Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia http://orcid.org/0000-0002-1184-6357
  • Thelma Mello Thomé de Souza Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2393-3888
  • Susana Pimentel Pinto Giannini Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-1855-0655

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53064

Palavras-chave:

Voz, Distúrbios da voz, Docentes, Educação em saúde

Resumo

Introdução: apesar das questões relacionadas à voz do professor serem muito pesquisadas, poucas iniciativas de intervenção na modalidade remota têm sido analisadas. Objetivo: avaliar o conhecimento de informações referentes ao autocuidado sobre a voz, na perspectiva de professores, que concluíram o curso “Promovendo o Bem-Estar Vocal do Professor” realizado pela Escola Municipal de Saúde de São Paulo, na modalidade on-line. Método: pesquisa, de natureza observacional e transversal, analisou as respostas de 162 participantes dadas a um questionário apresentado no início e ao final de um curso que contou com oito módulos e três encontros presenciais (total 40 horas). Por meio de análise estatística foi comparado o conhecimento de informações e práticas de autocuidado com a voz. Resultados: diferença estatisticamente significativa foi registrada ao final do curso, com relato de maior conhecimento sobre os cuidados para manter a voz saudável; como a voz é produzida; uso de recursos de expressividade verbal e não verbal; observação da interferência das emoções na voz e pensar em estratégias para melhorar o ambiente de trabalho. Os exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal e os de ressonância foram praticados por um número de sujeitos aquém do esperado. Conclusão: os professores que participaram do curso “Promovendo o Bem-Estar Vocal do Professor”, em sua maioria, foram sensibilizados, com registro de maior conhecimento sobre a produção da voz e autocuidado. Alguns ajustes devem ser feitos na oferta deste curso a próximas turmas, quanto à realização e incorporação no dia a dia das práticas apresentadas.

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Biografia do Autor

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia. Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Professora titular do Departamento de Teorias e Métodos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Raiza Brasileiro Rocha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia

Fonoaudióloga pela PUC-SP

Daniella Spacassassi Centurion, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia. Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP

Thelma Mello Thomé de Souza, Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

Fonoaudióloga coordenadora do Setor de Fonoaudiologia do Servidor COGESS/SG/PMSP

Susana Pimentel Pinto Giannini, Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

Doutora em Fonoaudiologia. Assessora de Ensino e Pesquisa do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Ferreira, L. P., Rocha, R. B., Centurion, D. S., de Souza, T. M. T., & Giannini, S. P. P. (2022). Promovendo o bem-estar vocal do professor: análise de um curso dado à distância. Distúrbios Da Comunicação, 34(1), e53064. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53064

Edição

Seção

Artigos