Fonoaudiologia no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica

um estudo de caso sobre a caracterização da atuação na saúde vocal dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54909

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Fonoaudiologia, Distúrbios da Voz, Saúde do Trabalhador, Docentes

Resumo

Objetivo: caracterizar a atuação de profissionais fonoaudiólogos na saúde vocal de professores, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, em um município do Nordeste do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco profissionais fonoaudiólogas inseridas no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: caracteriza-se a atuação fonoaudiológica na Atenção Primária em Saúde e saúde vocal de professores. São identificadas atividades realizadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família que favorecem o reconhecimento da Atenção Primário em Saúde como local virtuoso para ações de promoção da saúde e prevenção de agravos por meio de ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (a). O Programa Saúde na Escola é reconhecido como potente dispositivo para a realização de ações intersetoriais para a implementação do Protocolo de Distúrbios da Voz Relacionado ao Trabalho. Conclusão: as atividades realizadas pela fonoaudiologia se caracterizam por ações de promoção da saúde, realizado em equipe multiprofissional que assume o cuidado sobre um território. Existem limitações e desafios para o melhor desenvolvimento das ações que foram intensificadas pela pandemia de COVID-19. Importa que sejam realizados outros estudos que aprofundem a problemática. A fonoaudiologia é uma categoria profissional que contribui para a saúde das pessoas nos seus locais de vida e trabalho, tornando-se fundamental sua inserção na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Wiliane de Souza Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Fonoaudióloga mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciência da Saúde.

José Marcos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Fonoaudiólogo. PhD Human Rights in Contenporary Societies. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Saúde Coletiva.

Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Saúde Coletiva.

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Martins, W. de S., Silva, J. M. da, & Sousa, F. de O. S. (2022). Fonoaudiologia no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica: um estudo de caso sobre a caracterização da atuação na saúde vocal dos professores. Distúrbios Da Comunicação, 34(2), e54909. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54909

Edição

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Artigos