Anquiloglossia e alterações na fala

revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e54976

Palavras-chave:

Freio lingual, Distúrbios na fala, Anquiloglossia

Resumo

Objetivo: Caracterizar as alterações na fala decorrentes da anquiloglossia, por meio de revisão integrativa da literatura. Métodos e Procedimentos: Levantamento bibliográfico realizado em fevereiro de 2020, delimitado segundo os idiomas inglês, português, espanhol e idade a partir de 6 anos. Foram selecionados artigos disponíveis em quatro bases eletrônicas: PubMed, SciELO, Scopus, Web Of Science. Palavras-chave utilizadas: freio lingual; distúrbios na fala; anquiloglossia. Foram consideradas publicações de 2010 a 2020 mediante análise de metadados, a partir do título e resumo, para identificar pertinência à pesquisa. Foram excluídos estudos publicados há mais de dez anos, que não permitiram acesso ao texto integral, repetidos por sobreposição dos descritores, discrepantes do tema. Resultados e Discussão: Foram localizados 276 artigos, que após aplicados os critérios de inclusão e exclusão resultaram em 27. Os resultados encontrados indicam que sujeitos com alterações no frênulo lingual, principalmente na anquiloglossia, utilizam estratégias compensatórias variadas de lábios, língua e mandíbula para a produção dos fonemas ‘t’, ‘d’, ‘l’, ‘n’, ‘s’, ‘z’, ‘r’ e de grupos consonantais, que poderão apresentar distorção, substituição e/ou omissão, por serem de difícil produção com frênulo curto. Aos profissionais otorrinolaringologistas, ortodontistas e fonoaudiólogos é recomendada realização de exame clínico cuidadoso, que possibilite diagnóstico com objetivo de obter resultados satisfatórios em menor tempo e indicação de intervenções cirúrgicas, quando necessárias. Conclusão: A revisão integrativa da literatura aponta para a relação entre anquiloglossia e alterações na fala.

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Biografia do Autor

Bruna Alves dos Santos, Universidade de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Mariangela Lopes Bitar, Universidade de São Paulo

Graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1997), especialização em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1998), pós-doutorado em Psicolinguística pela Université Réné Descartes, Sorbonne, Paris V, França. Ingresso na carreira docente em 1985 no Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Promoção da Saúde / ProSa e ao qual é vinculado o Ambulatório de Alterações da Respiração e Funções Alimentares. Coordenou o Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP de 1985 a 2017 e o Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar de 2013 a 2019. Experiência clínica e de ensino em Fonoaudiologia com ênfase em Promoção da Saúde, atuando nas áreas de: motricidade orofacial; saúde coletiva; fonoaudiologia educacional na perspectiva da escola promotora de saúde no cenário da educação infantil / creche; integração docente-assistencial; formação profissional em serviço.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Santos, B. A. dos, & Bitar, M. L. (2023). Anquiloglossia e alterações na fala: revisão integrativa da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 34(4), e54976. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e54976

Edição

Seção

Artigos