Coerência em narrativas escritas de crianças com dificuldades escolares ou queixas comportamentais

o papel das variáveis linguísticas e a influência da escolaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e55042

Palavras-chave:

Linguagem Infantil, Cognição, Narração, Deficiências da Aprendizagem, Escolaridade

Resumo

Introdução: A narrativa escrita deve articular a ideia principal através da relação entre tema, personagens e desfecho, sendo responsabilidade de quem escreve relacionar esses componentes para levá-los à coerência. A coerência consiste de uma dependência de relações macro-linguísticas (associação do tema do texto às estruturas que o compõem) e micro-linguísticas (conectivos que trarão coesão à narrativa), a fim de proporcionar ao texto o poder de interpretação. Objetivo: analisar quais variáveis linguísticas estavam relacionadas ao melhor desempenho em coerência nas narrativas escritas de escolares do ensino fundamental. Métodos: a amostra foi composta por 37 crianças (idade entre 7 – 11 anos) sem deficiência intelectual e/ou deficiência auditiva. Cada criança teve sua elaboração escrita classificada em adequada (coerência nível III e IV segundo instrumento utilizado) ou inadequada (coerência nível I ou II). Posteriormente, foi analisado um conjunto de variáveis que poderiam estar relacionadas ao desempenho da narrativa, a saber: compreensão oral, vocabulário, consciência fonológica, consciência morfossintática, memória de trabalho – alça fonológica, leitura e escrita. Todas essas variáveis foram avaliadas através de testes padronizados. Para a análise estatística utilizou-se modelo de regressão logística. Resultados: dentre todas as habilidades linguísticas avaliadas, consciência morfossintática (p = 0,02) foi a variável significativa. Somada a estas, temos também a escolaridade (p = 0,01), porém a consciência morfossintática apresentou coeficiente negativo enquanto a escolaridade apresentou coeficiente positivo. Conclusão: crianças que apresentam alteração em consciência morfossintática apresentam maiores chances de elaborarem narrativas escritas incoerentes. Já as crianças com maior grau de escolaridade, são as que possuem textos mais adequados.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Zuanetti, P. A., Cardoso, A. C. de B., Silva, K. da, Pontes-Fernandes, A. C., Hamad, A. P. A., & Fukuda, M. T. H. (2022). Coerência em narrativas escritas de crianças com dificuldades escolares ou queixas comportamentais: o papel das variáveis linguísticas e a influência da escolaridade. Distúrbios Da Comunicação, 34(3), e55042. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e55042

Edição

Seção

Artigos