Evidências científicas das intervenções em voz do professor publicadas em periódicos nacionais de Fonoaudiologia nos últimos 10 anos

uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e55687

Palavras-chave:

Voz, Docentes, Treinamento da voz

Resumo

Introdução: a importância da voz para o exercício da docência tem sido constatada pela fonoaudiologia, considerada objeto de muitos estudos. Embora as publicações sobre voz do professor tenham sido constantes nas últimas décadas, os artigos que abordam efeitos de intervenções são mais recentes e pouco representativos. Objetivo: mapear e analisar os estudos sobre as intervenções em voz do professor, publicados nos periódicos nacionais de Fonoaudiologia, no período de janeiro de 2011 a março de 2021. Método: trata-se de um estudo de revisão de escopo, cujos critérios de elegibilidade foram artigos completos disponíveis online no idioma português, entre os anos de 2011 a 2021 e que apresentassem as estratégias de intervenção utilizadas no cuidado à saúde vocal do professor. Os periódicos selecionados para compor esta pesquisa foram CoDAS, Revista CEFAC, Audiology Communication Research e Distúrbios da Comunicação. Resultados: a partir da busca eletrônica, foram identificados 247 artigos disponíveis, sendo incluídos neste estudo um total de 18 artigos. As intervenções mais utilizadas são as atividades educativas, seguidas da aplicação de técnicas específicas e de fonoterapia. Constatou-se que há uma escassez de estudos com maior evidência e robustez quanto aos resultados das intervenções realizadas. Conclusão: o quantitativo de artigos publicados por ano variou de um a três, com predomínio de estudos do tipo observacional e descritivo, concentrados na região sudeste. Os benefícios apresentados pela aplicação das técnicas ou a realização de atividades educativas de promoção à saúde vocal foi evidenciado pela maioria das publicações.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Cardoso, L. V. D., Morais, E. P. G. de, & Porto, V. F. de A. (2022). Evidências científicas das intervenções em voz do professor publicadas em periódicos nacionais de Fonoaudiologia nos últimos 10 anos: uma revisão de escopo. Distúrbios Da Comunicação, 34(3), e55687. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e55687

Edição

Seção

Artigos