O papel da consciência fonológica para a leitura, escrita e matemática em estudos brasileiros e principais instrumentos de avaliação

uma revisão narrativa

Autores

  • Gérson Obede Estevão Muitana Universidade Eduardo Mondlane https://orcid.org/0000-0002-0724-6607
  • Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e55697

Palavras-chave:

Leitura, Escrita Manual, Matemática, Desempenho Acadêmico

Resumo

Introdução: A consciência fonológica é uma habilidade muito importante para leitura, escrita e matemática em muitos anos escolares. A sua investigação e avaliação tem sido realizada em diversos contextos com populações típicas ou atípicas para entender como ela se desenvolve e, consequentemente, contribuir para pesquisas sobre desempenho acadêmico. Objetivo: O objetivo deste trabalho é estudar a influência da consciência fonológica no desempenho acadêmico em estudos brasileiros e apresentar os principais instrumentos padronizados utilizados na avaliação desta habilidade. Métodos: Realizou-se busca de artigos dos últimos cinco anos, nas bases de dados LILACS e SciELO usando descritores em português: “consciência fonológica” e “leitura” ou “escrita” ou “matemática” ou “desempenho acadêmico” ou “habilidade acadêmica”, assim como descritores em inglês usando mesmas expressões. Foram selecionados estudos de acesso livre, realizados no Brasil, publicados em português, inglês ou espanhol, que utilizaram um instrumento padronizado e apresentaram os descritores mencionados no título ou resumo. Resultados: Dos 18 artigos analisados, 17 concluíram que a consciência fonológica foi importante para a leitura, escrita e matemática, sendo que a leitura e escrita foram as habilidades mais investigadas. Os instrumentos usados avaliam principais componentes da consciência fonológica e foram desenvolvidos por autores brasileiros. Conclusão: Os achados evidenciam que a consciência fonológica é uma habilidade muito importante para o desempenho acadêmico em diversas séries escolares. Reforça-se a necessidade de monitoramento, avaliação e estimulação precoce com a habilidade em crianças típicas e atípicas.

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Biografia do Autor

Gérson Obede Estevão Muitana, Universidade Eduardo Mondlane

Possui Graduação em Psicologia com enfoque em Necessidades Educacionais Especiais pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique (2015), onde atualmente é docente da mesma universidade. É Mestre em Distúrbios de Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020) e atualmente doutorando em Distúrbios de Desenvolvimento da mesma universidade. Possui experiências em avaliação de crianças com dificuldades escolares e desenvolvimento e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica.

Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística e Semiótica Geral pela Universidade de São Paulo (2006). É pesquisadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina desde 1993. Atualmente é docente do Curso de Aprimoramento Profissional em Fonoaudiologia nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância HC-FMUSP e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Nota 6 CAPES). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Aquisição de Linguagem e Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem, comunicação pré-verbal, diagnóstico fonoaudiológico, pragmática e terapia de linguagem.

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Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos