O diálogo entre a escola e a clínica fonoaudiológica no caso de uma criança com Transtorno do Espectro Autístico (TEA)

Autores

  • Elaine Cristina de Oliveira Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-8393-4025
  • Hanna Moitinho Freire Queiroz da Silva Despertar Espaço de Saúde Integrada
  • Marcus Vinicius Borges Oliveira Uiversidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e59369

Palavras-chave:

Transtorno de Espectro Autista, Inclusão Escolar, Terapia da Linguagem

Resumo

A criança com diagnóstico do TEA, de modo geral, além de estar no ensino regular é acolhida em centros e clínicas de serviços especializados. Esses espaços são importantes para o desenvolvimento da criança e uma parceria mais próxima com a escola potencializa tanto as práticas que se dão na escola quanto na clínica. Considerando a importância do diálogo entre a clínica fonoaudiológica e a escola foram estabelecidos os seguintes objetivos: analisar se houve diálogo entre a clínica fonoaudiológica e a escola ao longo do processo terapêutico de uma criança diagnosticada com TEA e, ainda, as implicações deste diálogo para o processo de inclusão do sujeito no ensino regular. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de corte transversal. Foi realizado a partir do estudo da história clínica e escolar de uma criança do sexo feminino, com diagnóstico médico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A produção de dados foi realizada a partir da análise do prontuário e entrevistas semiestruturadas com os atores e atrizes sociais que conviveram e participaram diretamente no processo de escolarização da criança. A análise dos dados apontou que o contato entre a clínica e a escola foi possibilitado especialmente pela mãe da criança, especialmente no espaço da clínica. No entanto, um diálogo que de fato contribua para o processo de inclusão é uma prática ainda a ser mutuamente construída.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Departamento Fonoaudiologia

Hanna Moitinho Freire Queiroz da Silva, Despertar Espaço de Saúde Integrada

Mestra em Educação na linha de pesquisa: linguagem, subjetivações e práxis pedagógica, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia -UFBA (2018-2020). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012.1 - 2016.2). Possui aperfeiçoamento em linguagem infantil pela Universidade de São Paulo - USP. Experiência em docência e preceptoria de atividades práticas fonoaudiológicas. Atualmente, é fonoaudióloga clínica com ênfase no atendimento de linguagem oral e escrita, autismo e desenvolvimento infantil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Educação e Medicalização.

Marcus Vinicius Borges Oliveira, Uiversidade Federal da Bahia

Professor de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Letras e graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2013, participou de um estágio de pesquisa no exterior na Universidade de Bari, Itália, com os professores Augusto Ponzio e Susan Petrilli. Atualmente é membro do GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no envelhecimento e nas patologias) e se dedica ao estudo da relação entre memória e linguagem dentro de uma perspectiva histórico cultural, dando ênfase às questões relacionadas ao envelhecimento, na normalidade e em contextos patológicos. Além disto, tem se dedicado ao estudo da linguagem e autismo.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Oliveira, E. C. de, Silva, H. M. F. Q. da, & Oliveira, M. V. B. (2023). O diálogo entre a escola e a clínica fonoaudiológica no caso de uma criança com Transtorno do Espectro Autístico (TEA). Distúrbios Da Comunicação, 35(1), e59369. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e59369

Edição

Seção

Artigos