A relação entre a oralidade e escrita e sua implicação na clínica fonoaudiológica sob diferentes perspectivas teóricas

revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e59386

Palavras-chave:

Linguagem Infantil, Aquisição da Linguagem, Fonoaudiologia, Patologia da Linguagem

Resumo

Introdução: Este trabalho diferencia três abordagens teóricas que, comumente, sustentam a prática fonoaudiológica na área da linguagem. O foco é a relação entre oralidade e escrita e sua implicação nos procedimentos clínicos nos distúrbios ou dificuldades de leitura e escrita. Objetivo: apresentar e analisar a relação entre a oralidade e a escrita e discutir como a clínica fonoaudiológica conduz o tratamento ou o acompanhamento de crianças com distúrbios na linguagem escrita em diferentes perspectivas teóricas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados dezesseis artigos que respondem às questões de pesquisa nas seguintes abordagens: Cognitivo-Linguística, Enunciativo-Discursiva e Clínica de Linguagem (Linguístico-Discursiva). Resultados: Nota-se diferentes interpretações clínicas para a prevenção, os critérios diagnósticos, nomenclatura e método de tratamento. Conclusão: As diferentes posições teóricas definem modelos de clínicas distintos, considerando como a oralidade pode afetar a escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Mazzarotto IH, Berberian AP, Massi G, Cunha JT, Tonocchi R, Barbosa AP Encaminhamentos escolares de crianças com dificuldades na escrita: uma análise da posição adotada pela família. Rev. CEFAC. 2016; 18(2): 408-416. doi: 10.1590/1982-0216201618211615

César AM, Maksud SS. Caracterização da demanda de Fonoaudiologia no Serviço Público Municipal de Ribeirão das Neves-MG. Rev. CEFAC. 2007; 9(1): 133-8. doi: 10.1590/S1516-18462007000100017

Costa RG, Souza LBR. Perfil dos usuários e da demanda pelo serviço da clínica-escola de fonoaudiologia da UFBA. Rev. ci. méd. Bio. 2009; 8(1): 53-9. doi: 10.9771/cmbio.v8i1.4376

Oliveira JT. Possibilidades e limites da atuação fonoaudiológica frente à demanda das unidades básicas de saúde do município de Suzano/SP [dissertação]. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, UNICAMP, 2017.

Leite L. O sintoma na escrita e sua ilusória transparência. In: Lier-devitto MF, Arantes L. Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006. p. 269-76.

Sembaluk A R, Marcolino-Galli J F, Cordeiro MSG, Bortolozzi K B. A formação de fonoaudiólogos no atendimento de afásicos: a opinião de alunos e egressos da graduação em Fonoaudiologia. Distúrb. Comun. 2018; 30(1): 16-29. doi: 10.23925/2176-2724.2018v30i1p16-29

Mendes KDS, Silveira RC, Galvão C. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4): 758-64, 2008. doi: 10.1590/S0104-07072008000400018

Alves AA, Reis TG, Boscolo CC, Donicht G. Influência da prática musical em habilidades do processamento auditivo central: uma revisão sistemática. Distúrb. Comum. 2018. 30(2): 364-375. doi: 10.23925/2176-2724.2018v30i2p-364-375

Gahyva DLC, Hage, SRV. Intervenção fonológica em crianças com distúrbios específicos de linguagem com base em um modelo psicolinguístico. Rev. CEFAC. 2010; 12(1): 152-160. doi: 10.1590/S1516-18462009005000057

Nunes C, Frota S, Mousinho R. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. Rev. CEFAC. 2009; 11(2): 207-212. doi: 10.1590/S1516-18462009000200005

Cavallieiri GV, Judai MA, Lustosa SS. Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizado do 4º ano do ensino fundamental em tarefas de consciência fonológica. Distúrb. Comun. 2016; 28(4): 686-693. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28031

Mezzomo CL, Mota HB, Dias RF. Desvio fonológico: aspectos sobre a produção, percepção e escrita. Rev. Soc. Bras Fonoaudiol. 2010; 15(4): 554-60. Doi: 10.1590/S1516-80342010000400013

Cantelli M, Ávila CB. Influência do desvio fonológico na dificuldade de leitura e escrita. ACR. 2013; 18(3): 203-12. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/Bh4RSxKKW7CStdfSzGFbmvb/?lang=pt

Tenório SP, Ávila CRB. Processamento fonológico e desempenho escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. Rev. CEFAC. 2012; 14(1): 30-8. doi: 10.1590/S1516-18462011005000099

Goulart BNG, Chiari BM. Comunicação humana e saúde da criança - reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos. Rev. CEFAC. 2012; 14(4): 691-6. Doi: 10.1590/S1516-18462011005000073

Santana AP. A linguagem na clínica fonoaudiológica: implicações de uma abordagem discursiva. Distúrb. Comun. 2001; 13(1): 161-174. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-316823

Berberian AP, Bortolozzi K, Massi G, Enjiu A, Biscouto A, Oliveira KP. A análise do conhecimento de professores atuantes no ensino fundamental acerca da linguagem escrita na perspectiva do letramento. Rev. CEFAC. 2013; 15(6): 1635-1642. doi: 10.1590/S1516-18462013005000006

Guarinello AC, Massi G, Berberian AP, Rivaben K. A clínica fonoaudiológica e a linguagem escrita: estudo de caso. Rev. CEFAC. 2008; 10(1): 38-44. doi: 10.1590/S1516-18462008000100006

Signor RC, Santana AP. Plano terapêutico fonoaudiológico pautado no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin: aspectos teórico-metodológicos. Distúrb. Comun. 2017; 29(2): 365-376. doi: 10.23925/2176-2724.2017v29i2p365-376

Lier-devitto MF, Andrade L. Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. Estilos da Clínica. 2008; 13(24): 54-71. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282008000100005

Arantes L, Fonseca SC. Efeitos da escrita na clínica de linguagem. Estilos da Clínica. 2008; 13(25): 14-35. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282008000200002

Lier-devitto MF, Arantes L. Falas fora de tempo e fora de lugar: relações conflituosas da criança com a língua materna. Rev. Linguística. 2019. vol. 35(2): 27-38. doi: http://dx.doi.org/10.5935/2079-312x.20190014

Arantes L. Efeitos da introdução de la langue na discussão do diagnóstico na Clínica de Linguagem. Rev. Delta. 2018; 34(3): 909-918. doi: 10.1590/0102-445021754502578737

Lier-devitto MF, Arantes L. Incidências da novidade Saussureana no Interacionismo e na Clínica de Linguagem. Rev. Estudos em Letras. 2020; 1(1): 65-76. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/5195

Capovilla AGS, Gutschow CRD, Capovilla FC. Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicol. Teor. Prat. 2004; 6(2): 13-26. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872004000200002

Martins LM, Carvalho B, Dangio MCS. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita à escrita simbólica. Psic. Esc. Educ. 2018; 22(2): 337-346. doi: 10.1590/2175-35392018018976

Lier-devitto MF, Fonseca S. Linguística, aquisição da linguagem e patologia: relações possíveis e restrições obrigatórias. Letras de Hoje. 2001; 36(3): 433-39. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/14598

Bosco ZR. Notas sobre o nome próprio na aquisição da escrita. Cad. Est. Ling. 2005; 47(1/2): 99–108. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637274/4996

Schavarem LN, Aspilicueta P, Marcolino-Galli JF, Cordeiro MDSG. A inscrição da escrita na criança: relação do sujeito com as rasuras em textos copiados. Distúrb. Comun. 2020; 32(2): 181-195. doi: 10.23925/2176-2724.2020v32i2p181-195

Lier-DeVitto MF, Arantes L. Sobre os efeitos da fala da criança: da heterogeneidade desses efeitos. Letras de Hoje. 1998; 33(2): 65-72. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15069

Marcolino JF, Catrini M. O jogo entre falar/ler/escrever na clínica de linguagem com afásicos. Distúrb. Comun. 2006; 18(1): 103-109. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/11767/8489

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Coltro, K. C., Marcolino-Galli, J., Cordeiro, M. D. de S. G., & Aspilicueta, P. . (2023). A relação entre a oralidade e escrita e sua implicação na clínica fonoaudiológica sob diferentes perspectivas teóricas: revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 35(3), e59386. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e59386

Edição

Seção

Artigos