Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 4° ano do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica

Autores

  • Gabriela Vidotto Cavallieri Universidade do Oeste Paulista
  • Meire Aparecida Judai Universidade do Oeste Paulista
  • Sandra Silva Lustosa Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Leitura

Resumo

Objetivo: conhecer o desempenho de escolares do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica e verificar se há diferença entre o desempenho dos alunos com dificuldade de aprendizagem comparado aos de alunos sem dificuldade de aprendizagem. Método: foi aplicada a prova da consciência fonológica em 35 estudantes do 4°ano do ensino fundamental, sendo 23 sem dificuldade de aprendizagem e 12 com dificuldade de aprendizagem. Após realizar a prova de consciência fonológica com todos os alunos, os dados foram analisados pelo teste estatístico “binomial” (de proporções) utilizando o programa Bioestat 5.0. Resultados: Pôde-se observar diferença estatisticamente significante entre os grupos nos subtestes de rima, aliteração, segmentação fonêmica, manipulação silábica, manipulação fonêmica e transposição fonêmica, sendo que o grupo com dificuldade de aprendizagem apresentou um desempenho inferior nos subtestes citados. Conclusão: A diferença de resultados entre os dois grupos foi maior nos subtestes das habilidades fonêmicas. A consciência fonêmica tem grande influência no desenvolvimento do sistema de decodificação, essencial no aprendizado da leitura e da escrita, sendo relevante destacar a importância de sua estimulação em idade escolar.

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Biografia do Autor

Gabriela Vidotto Cavallieri, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Oeste Paulista (2014). Acadêmica do curso de Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional da Universidade do Oeste Paulista.

Meire Aparecida Judai, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e especialização em Saúde Pública pela UNAERP e em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE, mestrado em Ciências ambientais  pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Sandra Silva Lustosa, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001) e doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2014).

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Cavallieri, G. V., Judai, M. A., & Lustosa, S. S. (2017). Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 4° ano do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28031

Edição

Seção

Artigos