Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 4° ano do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica
Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, LeituraResumo
Objetivo: conhecer o desempenho de escolares do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica e verificar se há diferença entre o desempenho dos alunos com dificuldade de aprendizagem comparado aos de alunos sem dificuldade de aprendizagem. Método: foi aplicada a prova da consciência fonológica em 35 estudantes do 4°ano do ensino fundamental, sendo 23 sem dificuldade de aprendizagem e 12 com dificuldade de aprendizagem. Após realizar a prova de consciência fonológica com todos os alunos, os dados foram analisados pelo teste estatístico “binomial” (de proporções) utilizando o programa Bioestat 5.0. Resultados: Pôde-se observar diferença estatisticamente significante entre os grupos nos subtestes de rima, aliteração, segmentação fonêmica, manipulação silábica, manipulação fonêmica e transposição fonêmica, sendo que o grupo com dificuldade de aprendizagem apresentou um desempenho inferior nos subtestes citados. Conclusão: A diferença de resultados entre os dois grupos foi maior nos subtestes das habilidades fonêmicas. A consciência fonêmica tem grande influência no desenvolvimento do sistema de decodificação, essencial no aprendizado da leitura e da escrita, sendo relevante destacar a importância de sua estimulação em idade escolar.Downloads
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Publicado
2017-01-18
Como Citar
Cavallieri, G. V., Judai, M. A., & Lustosa, S. S. (2017). Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 4° ano do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28031
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Seção
Artigos
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Copyright (c) 2017 Gabriela Vidotto Cavallieri, Meire Aparecida Judai, Sandra Silva Lustosa
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