Efeitos do ruído na escola

percepção de professores do ensino infantil e fundamental I e II que atuam em escola privada no Vale do Itajaí

Autores

  • Taiane Lencine dos Santos Universidade do Vale do Itajaí
  • Danyela Matos Universidade do Vale do Itajaí
  • Debora Frizzo Pagnossin Universidade do Vale do Itajaí
  • Greiceane Dall Agnol Dolzan Universidade do Vale do Itajaí
  • Raquel Schillo Koehler Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e64681

Palavras-chave:

Educação, Ruído, Docentes, Efeitos do Ruído, Saúde do Trabalhador

Resumo

Introdução: a exposição ao ruído no ambiente escolar pode gerar desconforto, sendo apontada como um dos fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem e concentração. Objetivo: definir a relação entre a exposição ao ruído e os efeitos auditivos e não auditivos na percepção de professores do ensino infantil e fundamental I e II em uma escola privada no Vale do Itajaí. Metodologia: coleta de dados com aplicação de questionário online respondido por 29 professores, contendo perguntas de múltipla escolha, com análise estatística descritiva. Resultados: 89,66% dos professores têm jornada de trabalho semanal superior a 20 horas/aula; 20% percebem a presença de ruído na escola, sendo esta de intensidade moderada; 68,97% apontaram como principal fonte de ruído os próprios alunos e 62,07% o intervalo e a quadra de esportes; 41,4% percebem prejuízos na saúde, porém desconhecem a existência de normas regulamentadoras sobre o ruído na escola; 100% relatam sintomas de estresse, ansiedade, irritabilidade e/ou insônia e 68,96% relacionam estes com a exposição ao ruído; 34,48% percebem agravos dos sintomas após as aulas; 55,17% nunca receberam informações ou participaram de atividades sobre o ruído, embora 86,21% “fazem combinados” [estabelecem regras] com os alunos para minimizar os efeitos do ruído no ambiente escolar. Conclusão: os efeitos do ruído na escola são percebidos pelos professores, principalmente no intervalo das aulas, sendo os sintomas de estresse, ansiedade, irritabilidade e/ou insônia os mais citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Dias FAM, Santos BA, Mariano HC. Níveis de pressão sonora em salas de aula de uma Universidade e seus efeitos em alunos e professores. CoDAS. 2019 [acesso 27 mar 2022]; 31(4): e20180093. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/JzYYkWrwjCh6yjCBtGmJQ6P/?format=pdf&lang=pt

Bitar ML, Calaço Sobrinho LF, Simões-Zenari M. Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil. CiencAmpSaude Coletiva [Internet]. Jan 2018 [citado 26 set 2022]; 23(1): 315-24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.22932015

Filus WA, Sampaio JM, Albizu EJ, Marques JM, Lacerda AB. Percepção de equipes de trabalho sobre o ruído em pronto-socorro. AudiolCommun Res [Internet]. 13 dez 2018 [19 set 2020]; 23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2014

Luz JG, Pessa SL, Luz RP, Schenatto FJ. Implicações do ambiente, condições e organização do trabalho na saúde do professor: uma revisão sistemática. CiencAmpSaude Coletiva [Internet]. Dez 2019 [citado 7 maio 2023]; 24(12): 4621-32. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320182412.26352017

Costa MT et al. O impacto ergonômico do ruído em docentes da rede pública. Res SocDev [Internet]. 1 jan 2018 [citado 7 maio 2023];7(5): e775160. Disponível em: https://doi.org/10.17648/rsd-v7i5.249

Rezende BA, Medeiros AM, Silva AM, Assunção AÁ. Fatores associados à percepção de ruído ocupacional intenso pelos professores da educação básica no Brasil. RevBras Epidemiologia [Internet]. 2019 [citado 7 maio 2023]; 22. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-549720190063

Gouvêa LA. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saude Em Debate [Internet]. Dez 2016 [citado 7 maio 2023]; 40(111): 206-19. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104201611116

Deffaveri M, Méa CP, Ferreira VR. Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cadernos de Pesquisa [Internet]. Set 2020 [citado 17 ago 2022]; 50(177): 813-27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146952

Silva JA. Percepção de professores do ensino fundamental sobre a nocividade do ruído na sua saúde [Trabalho de conclusão de curso]. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí; 2021. 39 p.

Pereira GD, Mello-Silva CC. Promoção da saúde única: concepções e percepções sobre ambiente e saúde de professores de uma escola pública em Xerém. RevSustinere [Internet]. 29 jul 2021 [citado 9 maio 2023]; 9(1):184-205. Disponível em: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52561

Libardi A, Gonçalves CGO, Vieira TPG, Silverio KCA, Rossi D, Penteado RZ. O ruído em sala de aula e a percepção dos professores de uma escola de ensino fundamental de Piracicaba. Distúrb Comum. 2006 [acesso 31 mai 2022]; 18(2):167-78. Disponível em: file:///C:/Users/31950/Downloads/11782-Texto%20do%20Artigo-28249-1-10-20120928.pdf.

Fiorini AC, Matos ECG. Ruído na escola: queixas de saúde e o incômodo em professores do ensino público. Distúrb. Comum. 2009 [acesso 20 mar 2022]; 21(2):187-97. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/6951/5043

Pimentel BN, Fedosse E, Rodrigues ND, Cruz KS, Santos Filha VA. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas. AudiolCommun Res [Internet]. 2016 [citado 9 maio 2023]; 21. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1740

Gomes NR, Medeiros AM, Teixeira LC. Autopercepção das condições de trabalho por professores de ensino fundamental. Rev CEFAC [Internet]. Fev 2016 [citado 9 maio 2023];18(1):167-73. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-021620161819515

Tostes MV, Albuquerque GS, Silva MJ, Petterle RR. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saude Em Debate [Internet]. Jan 2018 [citado 9 maio 2023]; 42(116): 87-99. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607

Freitas CN, Almeida AA, Ferreira DA, Medeiros CM, Silva MF. Condições de trabalho e de voz em professores de escolas públicas e privadas. AudiolCommun Res [Internet]. 2019 [citado 9 maio 2023]; 24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2151

Souza AA, Cordeiro SP, Passos JPR. Poluição Sonora: um olhar sobre a saúde dos docentes E.E.E.M. Dr. Fábio Luz- Tomé – Açu/PA. Rev.EA.org(2019) [acesso 24 abr 2022]; 50:1-6. Disponível em: http://revistaea.org/pf.php?idartigo=1928

Maia EG, Claro RM, Assunção AÁ. Múltiplas exposições ao risco de faltar ao trabalho nas escolas da Educação Básica no Brasil. CadSaude Publica [Internet]. 2019 [citado 9 maio 2023]; 35(suppl 1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00166517

Andrade EL, Lima EA, Oliveira RA, Silva DCC, Zannin PHT, Martins ACG. Avaliação do ruído ambiental em uma unidade de ensino infantil da cidade de Sorocaba-SP. V Workshop Integração de saberes ambientais; 16 dez 2021; Sorocaba; São Paulo: Unesp; 2022 [acesso 04 abr 2022]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Paulo-Zannin/publication/340267171_AVALIACAO_DO_RUIDO_AMBIENTAL_EM_UMA_UNIDADE_DE_ENSINO_INFANTIL_DA_CIDADE_DE_SOROCABA-SP/links/5e81190d92851caef4ac9983/AVALIACAO-DO-RUIDO-AMBIENTAL-EM-UMA-UNIDADE-DE-ENSINO-INFANTIL-DA-CIDADE-DE-SOROCABA-SP.pdf.

Assunção AÁ, Abreu MN. Pressão laboral, saúde e condições de trabalho dos professores da Educação Básica no Brasil. CadSaude Publica [Internet]. 2019 [citado 9 maio 2023]; 35(suppl 1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00169517

Alcantara MA, Medeiros AM, Claro RM, Vieira MD. Determinantes de capacidade para o trabalho no cenário da Educação Básica do Brasil: Estudo Educatel, 2016. CadSaude Publica [Internet]. 2019 [citado 9 maio 2023]; 35(suppl 1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00179617

Simões EC, Cardoso MR. Violência contra professores da rede pública e esgotamento profissional. CiencAmpSaude Coletiva [Internet]. Mar 2022 [citado 9 maio 2023]; 27(3): 1039-48. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.28912020

Mendes AL, Lucena BT, De Araújo AM, Melo LP, Lopes LW, Silva MF. Voz do professor: sintomas de desconforto do trato vocal, intensidade vocal e ruído em sala de aula. CoDAS [Internet]. Abr 2016 [citado 9 maio 2023]; 28(2): 168-75. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015027

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Santos, T. L. dos, Matos, D., Pagnossin, D. F., Dolzan, G. D. A., & Koehler, R. S. (2024). Efeitos do ruído na escola: percepção de professores do ensino infantil e fundamental I e II que atuam em escola privada no Vale do Itajaí. Distúrbios Da Comunicação, 35(4), e64681. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e64681

Edição

Seção

Artigos