Relações entre vulnerabilidade e desenvolvimento infantil

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e65947

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Introdução: O termo vulnerabilidade vem sendo incorporado em diversas áreas do conhecimento e seu uso é cada vez mais frequente por seu conceito se revelar amplo e subjetivo, constituindo-se em uma conjunção de fatores, associados a diferentes graus, relações com diferentes pessoas e em diferentes espaços. No que tange à infância, tem-se em vista que a criança, desde o momento do seu nascimento, já está inserida no mundo em um cenário de vulnerabilidade, dado sua dependência do outro. Contudo, outros agravos podem oferecer risco ao seu desenvolvimento. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar e discutir, por meio de uma revisão integrativa de artigos selecionados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a relação entre vulnerabilidade e desenvolvimento infantil, mapeando o estado da arte. Método: Inspirado por Bardin, os dados foram categorizados e analisados para identificar os fatores prevalentes. Conclusão: Conclui-se, após análise dos estudos levantados, haver maior correlação entre impasses no desenvolvimento infantil e vulnerabilidades sociais e, nestas, o fator socioeconômico tem maior expressividade quando se analisa riscos para o desenvolvimento da criança.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Garcia, I. P., & Freire, R. M. A. de C. (2024). Relações entre vulnerabilidade e desenvolvimento infantil: uma revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 36(2), e65947. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e65947

Edição

Seção

Artigos