Avaliação da percepção auditiva da fala em crianças usuárias de dispositivos eletrônicos auxiliares de audição
testes no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e66741Palavras-chave:
Criança, Testes auditivos, Percepção da fala, Auxiliares de Audição, Implante coclearResumo
Introdução: a avaliação dos resultados do uso de dispositivos eletrônicos auxiliares de audição (DEEA) é parte fundamental da prática clínica baseada em evidências. Objetivo: realizar um levantamento dos testes disponíveis no Português Brasileiro para avaliação da percepção auditiva da fala em crianças com perda auditiva usuárias de DEAA. Métodos: trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada em diferentes bases de dados e foram incluídos estudos que apresentaram a elaboração ou tradução e adaptação cultural de testes, escalas e/ou questionários no/para o Português Brasileiro com o objetivo de avaliar a percepção auditiva da fala de crianças usuárias de DEAA. Resultado: 14 estudos foram incluídos nesta revisão, dos quais somente um teste clínico e um questionário foram desenvolvidos no próprio idioma, tendo sido os demais traduzidos da língua inglesa e adaptados para a população-alvo brasileira. Discussão: Foram encontrados instrumentos com diferentes níveis de complexidade, incluindo oito questionários que podem ser preenchidos pelos responsáveis pela criança mediante observação do comportamento auditivo. É primordial que cada serviço desenvolva um protocolo de avaliação considerando o tempo de aplicação de cada instrumento escolhido e as características da criança e que os profissionais que atuam com essas crianças estejam familiarizados com os objetivos, idade alvo, composição/forma de aplicação e pontuação desses instrumentos. Conclusão: Foi possível identificar 14 instrumentos disponíveis no Português Brasileiro utilizados para avaliar a percepção auditiva da fala em crianças com perda auditiva usuárias de DEAA.
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