Atenção à saúde auditiva

análise de um centro de reabilitação e sua articulação em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e67305

Palavras-chave:

Atenção à Saúde, Sistema Único de Saúde, Deficiência Auditiva, Serviços de Saúde para Pessoas com Deficiência

Resumo

Introdução: pessoas com perdas auditivas devem ter acesso aos atendimentos de saúde para seu cuidado integral, o que requer a articulação dos serviços em rede. Objetivo: mapear e analisar a atenção à Saúde Auditiva na rede SUS de uma cidade do interior do Estado de São Paulo (SP), considerando a organização do sistema de saúde em rede. Método: pesquisa qualitativa, do tipo interferência e cartográfica, realizada na rede SUS Campinas/SP. Foram realizadas 17 entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de saúde, observação participante e registro em diário de campo. A análise foi pautada em pressupostos da Análise Institucional a partir de “analisadores”. Resultados: emergiram do material três analisadores:
1) Atenção à Saúde Auditiva em Campinas/SP; 2) Barreiras linguísticas no atendimento ao surdo usuário de Língua Brasileira de Sinais (Libras); 3) Máscara e telefone como barreiras comunicacionais. Discussão: revisando os fluxogramas da Saúde Auditiva foi constatada a necessidade de melhor nortear os itinerários, o que poderia otimizar o uso do recurso público e, sobretudo, o alcance da resolubilidade de problemas e qualidade do cuidado em saúde. O Centro de Reabilitação Auditiva estudado apresentou acessibilidade linguística prejudicada para o atendimento de usuários surdos que se comunicam por meio de Libras. A situação se agravou com a pandemia de COVID-19, que instaurou o uso de máscaras, impedindo a captação das expressões faciais e a realização de leitura orofacial. Considerações finais: a divulgação dos fluxos para os trabalhadores da rede e a ampliação da acessibilidade comunicacional e linguística são importantes medidas para ampliação da integralidade, sendo a educação permanente uma ferramenta fundamental que pode contribuir neste sentido.

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Biografia do Autor

Giovanna de Souza Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas

Aluna do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP).

Kátia Cristina Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), residência em Otorrinolaringologia pelo Hospital Celso Pierro da PUC CAMPINAS e mestrado em Ciências Médicas pela Otorrinolaringologia da UNICAMP. Atualmente é médica assistente da PUC Campinas. 

Thaís Antonelli Diniz Hein, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, doutorado pelo mesmo programa e pelo Dipartimento di Scienze Biomediche e Chirurgico Specialistiche della Università degli Studi di Ferrara. Especialista em Saúde Auditiva pela UNICAMP.

Priscila Mara Ventura Amorim Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração, mestra em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Linguagem e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).

Nubia Garcia Vianna, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (DDHR/FCM/UNICAMP). Doutora em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP, com mestrado em Saúde Coletiva pelo mesmo programa. Especialista pelo Programa de Residência em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Cordeiro, G. de S., Costa, K. C., Hein, T. A. D., Silva, P. M. V. A., & Vianna, N. G. (2024). Atenção à saúde auditiva: análise de um centro de reabilitação e sua articulação em rede. Distúrbios Da Comunicação, 36(4), e67305. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e67305

Edição

Seção

Artigos