Leitura e escrita de palavras em crianças do 4º ano do ensino fundamental pós ensino remoto

comparativo entre redes pública e privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e68033

Palavras-chave:

Alfabetização, Retorno à escola, Covid-19

Resumo

Introdução: Alfabetização é o processo que envolve a troca de informações entre professores e alunos, com foco na objetividade do aprendizado, abarcando a aquisição de habilidades fundamentais de leitura, escrita e compreensão do sistema alfabético. A adaptação da escola durante a pandemia de COVID 19 trouxe consigo limitações para o ensino remoto. Objetivo: Comparar e descrever o desempenho em leitura e escrita de palavras entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Métodos: Estudo observacional de corte transversal, vinculado ao projeto “Desempenho escolar, ansiedade na escola e regulação emocional em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental pós ensino remoto” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o qual investigou o desempenho em leitura e escrita de palavras de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas. Com 77 participantes (34 públicas, 43 privadas), utilizou-se aplicação do Teste de Desempenho Escolar - Segunda Edição (TDE-II), subtestes escrita e leitura para avaliação. Resultados: Escolas privadas mostraram médias superiores (31,86 escrita, 35,13 leitura) em comparação com escolas públicas (27,67 escrita, 33,58 leitura). Houve diferença estatisticamente significativa entre as redes, no entanto nenhum estudante obteve totalidade de acertos no subteste escrita. Conclusão: Há diferença significativa no desempenho em leitura e escrita de palavras entre escolares da rede pública e privada indicando um preocupante déficit em escrita e leitura nos anos iniciais pós-pandemia. As mudanças bruscas nos métodos de ensino e a transição para ensino remoto podem ter contribuído para essas disparidades. A identificação desses déficits contribui para implementar intervenções eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayara Batista Pereira Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Márcia de Lima Athayde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

Marchesoni LB, Shimazaki EM. Alfabetização e letramento: explorando conceitos. Educ Teor Prat. 2021; 31(64).

Silva A do B da, Silva AR da, Corrêa CC de O, Sena KGKS, Gomide LPF, Pereira T de C. Da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental: alfabetização e letramento. REASE [Internet]. 4 de outubro de 2023 [citado em 28 de agosto de 2024];11-97. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11231

Picolotto EAD. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento [Dissertação de Mestrado]. Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2022.

Ehri LC. A ciência de aprender a ler palavras: um caso para instrução fonética sistemática. Read Res Q. 2020; 55(S1)

Scherer APR. O tripé da alfabetização: consciência fonológica, princípio alfabético e letramento. Linguist Univ Porto. 2020;15(especial): 33-43.

Leite RCD, Brito LRM, Martins-Reis VO, Pinheiro AVP. Consciência fonológica e fatores associados em crianças no início da alfabetização. Rev Psicopedagogia. 2018; 35(108): 306-17.

Rodrigues PN, Postalli LMM. Habilidades de consciência fonológica promovidas pelo ensino de leitura e escrita. Psicol Esc Educ. 2019; 23

Senra VBC, Da Silva MS. A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências. Braz J Dev. 2020; 6(12): 101771-101785.

Aquino EML, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Cien Saude Colet. 2020; 25(suppl 1).

Brasil. Ministério da Educação. Portaria n. 343 de 17 de março de 2020.

Augusto CB, Santos RD. Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch; 2020. p. 247-261.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

Stein LM, Giacomoni CH, Fonseca RP. TDE II: livro de instruções. 1ª ed. São Paulo: Vetor; 2019.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica : 2019 : resumo técnico [recurso eletrônico]. – Brasília : Inep, 2021. 81 p. : il.

Linhares MBM, Enumo SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud Psicol. 2020;37Gatti BA. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estud Av. 2020; 34: 29-41.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota Técnica n1: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Brasília: INEP/IDEB, [s.d.].

Tonin J, Machado AS, Dias PR. Nas telas: escola online para crianças em fase de alfabetização. Rev Observat. 2023; 9(1)

Santos AC, Alves ALS, Galvão ERS. Alfabetização e ensino remoto emergencial: evidências da sala de aula Whatsapp. Rev Bras Alfabetizacao. 2023;19:1-12.

DaSilva RM. Educação infantil pós-pandemia: desafios e oportunidades. Rev Iberoam Humanid Cienc Educ. 2023; 9(7): 378-90.

Jesus LSC, Araújo MM. Impactos da pandemia na alfabetização de crianças em Vitória-ES: estudo em instituições privada e pública. Missoes [Internet]. 19 de agosto de 2024 [citado em 21 de setembro de 2024];10(1): 01-18. Disponível em: https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/305

Rocha PMB. A pandemia de Covid-19 e suas possíveis consequências para o desenvolvimento e atraso da linguagem e da fala em crianças: uma questão urgente. Audiol Commun Res. 2021; 26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/WSDZnpJ9Z3YBMz767RW7j3C

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Rigatti-Scherer, A. P., Pinheiro, M. B. P., & Athayde, M. de L. (2024). Leitura e escrita de palavras em crianças do 4º ano do ensino fundamental pós ensino remoto: comparativo entre redes pública e privada. Distúrbios Da Comunicação, 36(4), e68033. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e68033

Edição

Seção

Artigos