Leitura e escrita de palavras em crianças do 4º ano do ensino fundamental pós ensino remoto
comparativo entre redes pública e privada
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e68033Palavras-chave:
Alfabetização, Retorno à escola, Covid-19Resumo
Introdução: Alfabetização é o processo que envolve a troca de informações entre professores e alunos, com foco na objetividade do aprendizado, abarcando a aquisição de habilidades fundamentais de leitura, escrita e compreensão do sistema alfabético. A adaptação da escola durante a pandemia de COVID 19 trouxe consigo limitações para o ensino remoto. Objetivo: Comparar e descrever o desempenho em leitura e escrita de palavras entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Métodos: Estudo observacional de corte transversal, vinculado ao projeto “Desempenho escolar, ansiedade na escola e regulação emocional em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental pós ensino remoto” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o qual investigou o desempenho em leitura e escrita de palavras de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas. Com 77 participantes (34 públicas, 43 privadas), utilizou-se aplicação do Teste de Desempenho Escolar - Segunda Edição (TDE-II), subtestes escrita e leitura para avaliação. Resultados: Escolas privadas mostraram médias superiores (31,86 escrita, 35,13 leitura) em comparação com escolas públicas (27,67 escrita, 33,58 leitura). Houve diferença estatisticamente significativa entre as redes, no entanto nenhum estudante obteve totalidade de acertos no subteste escrita. Conclusão: Há diferença significativa no desempenho em leitura e escrita de palavras entre escolares da rede pública e privada indicando um preocupante déficit em escrita e leitura nos anos iniciais pós-pandemia. As mudanças bruscas nos métodos de ensino e a transição para ensino remoto podem ter contribuído para essas disparidades. A identificação desses déficits contribui para implementar intervenções eficazes.
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