Histórico de sofrimento psíquico em crianças de 2 a 4 anos
possíveis efeitos no desenvolvimento e na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70120Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Linguagem, Fatores de risco, Determinantes sociais de saúde, PrematuridadeResumo
Introdução: A constituição do psiquismo é fundamental à constituição linguística, deste modo, o sofrimento psíquico pode obstaculizar a aquisição da linguagem. Objetivo: analisar a frequência de histórico de sofrimento psíquico em crianças de 2 a 4 anos e possíveis associações com variáveis sociodemográficas, obstétricas e de desenvolvimento infantil. Método: Foram enviados 186 questionários com as variáveis investigadas e o instrumento de indicadores de risco ao desenvolvimento - Questionário (IRDIq) para os pais responderem no formato on line. Resultados: Dos 85 pais que responderam aos instrumentos de pesquisa, observou-se uma frequência de 45% de histórico de sofrimento psíquico na amostra estudada. A análise das variáveis sociodemográficas, obstétricas e do desenvolvimento não apresentou correlação estatística com o histórico de sofrimento psíquico. A maior parte dos sujeitos apresentou marcos evolutivos de linguagem dentro do esperado para a faixa etária. Conclusão: Apesar da alta frequência de histórico de sofrimento psíquico, parece ter havido superação do sofrimento em boa parte da amostra estudada, o que pode ter incidido sobre a presença de marcos evolutivos de linguagem esperados na maior parte da amostra.
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