A musicalidade da voz como operador subjetivante na clínica fonoaudiológica com crianças que apresentam desafios motores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i4e73115

Palavras-chave:

Linguagem Infantil, Psicanálise, Transtornos das Habilidades Motoras, Voz

Resumo

A voz melodiosa do agente da função materna direcionada ao bebê é fundante do desenho das suas bordas corporais e de suas rotas pulsionais, inaugurando a entrada do sujeito no campo da linguagem. Por isso, se considera que a musicalidade da voz também ocupa um lugar de destaque na clínica fonoaudiológica na primeira infância. Pretende-se apresentar neste artigo alguns aspectos considerados primordiais para refletirmos sobre as especificidades do trabalho fonoaudiológico sustentado pelos conceitos da clínica de linguagem, a partir de recortes da trajetória de uma criança que apresenta comprometimentos neuromotores. O trabalho se configura como interdisciplinar integrado por um eixo comum que é a teoria da constituição do sujeito pensada à luz da psicanálise, lugar de interlocução dos múltiplos discursos. Sendo assim, destaca-se as possibilidades exitosas de uma prática entre pares nas áreas de fonoaudiologia e psicanálise, visando a um processo de enriquecimento mútuo e a potencialização dos resultados junto ao paciente. 

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Biografia do Autor

Cristal Rebouças Carvalho de Lima, Universidade Federal do Pará

Fonoaudióloga (2004). Mestre (2021) e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (em andamento). Possui especialização em Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat, (2017) e Formação Avançada do Tratamento de Bebês no Conceito Neuroevolutivo Bobath (CERN - RJ). Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Atuação na Clínica Pais-Bebês, Estimulação Precoce, Clínica da Linguagem, Dificuldades alimentares na infância .

Izabella Paiva de Souza, Universidade Federal do Pará

Psicóloga clínica e Psicanalista. Pós doutora pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). Atuou como Pesquisadora colaboradora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). É doutora (2010) e mestre (2004) em Psicologia Clínica (IPUSP) e especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo (IPUSP). Na área acadêmica, é professora visitante do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Roseane Freitas Nicolau, Universidade Federal do Pará

Psicanalista, Psicóloga, Professora Associada da Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do Laboratório de clínica do sujeito do PPGP / UFPA, membro do GT da ANPEPP "Psicanálise, Política e Clínica, membro da Escola de Psicanálise Letra Freudiana do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Comunicações