Changes in communication in children victims of violence: reflections for speech therapy

Authors

  • Bruna Campos De Cesaro Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul
  • Andrea Wander Bonamigo UFCSPA
  • Helena Terezinha Hubert Silva
  • Fabiana De Oliveira UFCPSA

Keywords:

Speech, Language and Hearing Sciences, Communication Disorders, Domestic Violence, Sexual Violence, Child Abuse.

Abstract

Introduction: Violence in all its forms is a negative indicator for socioeconomic, physical and psychosocial development, becoming a public health problem. Speech pathologists in their daily practice face numerous children who are subjected to conditions of violence. There is a dearth of research on the area of speech that links violence to communication disorders. Objective: Investigate with whom works with children in situations of violence (sexual abuse, physical abuse, domestic violence, psychological violence and abuse), which are the change signals in communication. Methods: 107 professionals from law, health and education across the country participated in a training course for situations of violence. Those have been asked to fill out a semi-structured form with variables about the kind of violence to which the child was submitted, victim characteristics, type of change in communication and behavioral. The data was analyzed statistically. Results: It can be observed in the analysis that 92% of professionals have observed signs of change in communication, among them: mutism, stuttering, voice very weak, slurred speech and changes in speech. No association was found between the area of the professional expertise and referral for speech therapy. As for routing in case of any change in the communication, and the existence of the service in the workplace association was statistically significant. Conclusion: changes occur in different communicative issues in children victims of violence. Other studies relating the improvement of the treatment and maintenance or elimination of violence episodes, and the investigation of other neuropsychological and behavioral changes involved are needed.

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Author Biographies

Bruna Campos De Cesaro, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Atualmente é mestranda no Programa de Saúde Coletiva da UFRGS, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Fonoaudióloga na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Andrea Wander Bonamigo, UFCSPA

Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada da Conceição (1985). Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre (UFCSPA), área de atuação Fonoaudiologa, Saude Coletiva e Ensino na Saúde. Está vinculada ao Grupo nde Pesquisa CNPQ UFCSPA Estudos em Fonoaudiologia: avaliação, promoção e reabilitação da comunicação humana. Está coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA desde março de 2013. Desenvolveu atividades de Tutora do PET-Saúde no período de 2010 a 2012, e de 2013 a 2014 Tutora do PET-Saúde/Vigilância da Saúde. É docente do Programa de Mestrado Profissionalizante Ensino na Saúde da UFCSPA. Exerceu a atividade de Supervisora Técnica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência em Gestão e Planejamento em Saúde Pública/Saude Coletiva, atuando nos temas: organização de serviços de saúde de atenção básica e ambulatorial, vigilância da saude, controle e monitoramento dos sistemas de informação da saude, construção e implantação de políticas públicas, construção de redes/linhas de cuidado, ações de educação em saúde e formação continuada de profissionais de saúde com ênfase na Estratégia Saúde da Família.

Helena Terezinha Hubert Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Patologia Geral e Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2010). Professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, das disciplinas de medicina legal e patologia geral. Docente do PPG Ensino na Saúde. Tem experiência em Medicina atuando nos seguintes temas: medicina legal, violência infanto-juvenil, violência intrafamiliar, patologia geral. Tem experiência em Educação a Distância com elaboração e execução de disciplinas e cursos na área da saúde e coordenação dos mesmos. Tem experiência e projetos e programas de extensão universitária.

Fabiana De Oliveira, UFCPSA

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1995) é especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde pela FIOCRUZ (2006), mestre (2002) e doutora ( 2011) pelo Instituto de Letras na área de Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Triunfo-RS (de 1996 a junho de 2011). Foi professora do curso de fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA ( 2003 - 2013) e no curso de especialização em Saúde coletiva da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta III do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre - UFCSPA. Atua na áreas de Saúde Coletiva, Fonoaudiologia Educacional, Distúrbios da Linguagem/Gagueira e Linguística da Enunciação.

Published

2016-10-19

How to Cite

De Cesaro, B. C., Bonamigo, A. W., Hubert Silva, H. T., & De Oliveira, F. (2016). Changes in communication in children victims of violence: reflections for speech therapy. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26908

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Artigos