Cambios en la comunicación en niños víctimas de violencia: reflexiones para Fonoaudiología

Autores/as

  • Bruna Campos De Cesaro Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul
  • Andrea Wander Bonamigo UFCSPA
  • Helena Terezinha Hubert Silva
  • Fabiana De Oliveira UFCPSA

Palabras clave:

Fonoaudiología, Transtornos da la Comunicación, Violencia Domestica, Violencia Sexual, Maltrato a los Niños.

Resumen

Introducción: La violencia es un indicador negativo para el desarrollo socioeconómico, físico y psicosocial, convirtiéndose en un problema de salud pública. Los terapeutas del habla tratan a niños abusados en numerosas ocasiones. Hay una escasez de investigación en la zona que une la violencia con trastornos de la comunicación. Objetivo: Investigar, junto a los profesionales que trabajan con niños víctimas de la violencia (abuso sexual, abuso físico, la violencia doméstica, la violência psicológica), que las señales de cambio para la comunicación. Método: Participaron 107 profesionales, estudiantes de un curso para situaciones de violencia. Respondieron un cuestionario semi-estructurado con variables del tipo de violencia que el niño fue presentado, características de la víctima, tipo de cambio en la comunicación y comportamiento frecuentes. Los datos fueron analizados estadísticamente. Resultados: A partir del análisis se puede observar que 92% de los profesionales encontraron indicios de cambio en la comunicación, incluyendo: mutismo, tartamudeo, la voz muy débil, dificultad para hablar y cambios en el habla. No fue encontrado asociación entre el área de la experiencia profesional y remisión para la terapia del habla. Hubo una asociación estadísticamente significativa entre la remisión en caso de cambio en la comunicación y la existencia del servicio en el lugar de trabajo. Conclusión: En los niños violentados, los cambios se producen en diferentes cuestiones comunicativas. Son necesarios estudios relacionados con la mejora del tratamiento y el mantenimiento y eliminación de los episodios de violencia, así como la investigación de otros cambios neuropsicológico y de conducta.

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Biografía del autor/a

Bruna Campos De Cesaro, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Atualmente é mestranda no Programa de Saúde Coletiva da UFRGS, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Fonoaudióloga na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Andrea Wander Bonamigo, UFCSPA

Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada da Conceição (1985). Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre (UFCSPA), área de atuação Fonoaudiologa, Saude Coletiva e Ensino na Saúde. Está vinculada ao Grupo nde Pesquisa CNPQ UFCSPA Estudos em Fonoaudiologia: avaliação, promoção e reabilitação da comunicação humana. Está coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA desde março de 2013. Desenvolveu atividades de Tutora do PET-Saúde no período de 2010 a 2012, e de 2013 a 2014 Tutora do PET-Saúde/Vigilância da Saúde. É docente do Programa de Mestrado Profissionalizante Ensino na Saúde da UFCSPA. Exerceu a atividade de Supervisora Técnica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência em Gestão e Planejamento em Saúde Pública/Saude Coletiva, atuando nos temas: organização de serviços de saúde de atenção básica e ambulatorial, vigilância da saude, controle e monitoramento dos sistemas de informação da saude, construção e implantação de políticas públicas, construção de redes/linhas de cuidado, ações de educação em saúde e formação continuada de profissionais de saúde com ênfase na Estratégia Saúde da Família.

Helena Terezinha Hubert Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Patologia Geral e Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2010). Professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, das disciplinas de medicina legal e patologia geral. Docente do PPG Ensino na Saúde. Tem experiência em Medicina atuando nos seguintes temas: medicina legal, violência infanto-juvenil, violência intrafamiliar, patologia geral. Tem experiência em Educação a Distância com elaboração e execução de disciplinas e cursos na área da saúde e coordenação dos mesmos. Tem experiência e projetos e programas de extensão universitária.

Fabiana De Oliveira, UFCPSA

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1995) é especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde pela FIOCRUZ (2006), mestre (2002) e doutora ( 2011) pelo Instituto de Letras na área de Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Triunfo-RS (de 1996 a junho de 2011). Foi professora do curso de fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA ( 2003 - 2013) e no curso de especialização em Saúde coletiva da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta III do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre - UFCSPA. Atua na áreas de Saúde Coletiva, Fonoaudiologia Educacional, Distúrbios da Linguagem/Gagueira e Linguística da Enunciação.

Publicado

2016-10-19

Cómo citar

De Cesaro, B. C., Bonamigo, A. W., Hubert Silva, H. T., & De Oliveira, F. (2016). Cambios en la comunicación en niños víctimas de violencia: reflexiones para Fonoaudiología. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26908

Número

Sección

Artigos