Inclusion of students with disabilities in a particular university of Curitiba

Authors

  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná
  • Simone Infingardi Krüger Universidade Tuiuti do Paraná
  • Bruna Aparecida Miranda Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná
  • Leonardo de Vito Costa universidade tuiuti do Paraná
  • Daniel Vieira da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Priscila Soares Vidal Festa Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p749-758

Keywords:

Inclusion in higher education, Accessibility, Inclusion committee.

Abstract

Discussions on the democratization of higher education have occupied an important place in the Brazilian educational debates, both to ensure that an increasing number of people enter this level of education, as well as regarding its quality. Objective: to analyze the guidelines of the Programa Incluir as well as the work of the Inclusive Education Commission (IEC) of a university thereby analyzing the vision of a group of such students on their academic experience in terms of infrastructure, interpersonal relations and pedagogical aspects relevant to their training. Method: case study of the qualitative type. Semi-structured interviews were conducted with the president of the Commission and 5 graduates who call themselves disabled. Data analysis was based on content analysis. The statements produced by the participants were analyzed from the following thematic axes: Inclusive Education Committee; interpersonal relationships and pedagogical experiences, and students’ view of necessary changes. Results: Although the students have a positive view on the activities developed by the commission, it is evidenced that it has a restricted action regarding the relational and pedagogical aspects of student’s academic experience. Conclusion: With regard to the University’s Inclusive Commission and the Include Program, both have work-focused objectives for functional accessibility issues. As for the pedagogical and relational aspects, its scope is fragile. It is suggested the implementation of studies that analyze the unique aspects of people with disabilities and the social and historical determinants that permeate the Brazilian educational system.

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Author Biographies

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Pós Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação. Participa da Linha de Pesquisa Fonoaudiologia e os Processos de Linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase nos seguintes aspectos: linguagem escrita, linguagem oral, inclusão, comunicação alternativa, história, produção do conhecimento, Saúde Coletiva e Educação

 

Simone Infingardi Krüger, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis ano de conclusão 1990

Especialização em Psicomotricidade pelo IBMR, ano de conclusão 1992

Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná ano de conclusão 2009

Doutorado em Distúrbios da comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutorado pela CAPES/2017 sendo realizado no programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação


Bruna Aparecida Miranda, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga clínica . Fez o curso de fonoaudiologia na Universidade Tuiuti do Paraná. bolsista de iniciação científica.

Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Educação pela Universidade de Bristol (1994) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor adjunto do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, linguagem e educação, linguagem escrita, linguagem na clínica fonoaudiológica, oficina da linguagem com grupos de idosos, adolescentes e surdos

Leonardo de Vito Costa, universidade tuiuti do Paraná

Fonoaudiólogo com experiência em audiologia e linguagem. Atualmente mestrando no Programa Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba, trabalhando como fonoaudiólogo na Prosom Aparelhos Auditivos - Unitron.

 

Daniel Vieira da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Educação ? TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA -, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2007), mestre em Educação ? PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -,pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (2002), Pedagogo (UTP - 2000), PsicomOTRICISTA (CCT- CURITIBA, 1986), Titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP- 019/94). Possui formação complementar em Psicomotricidade Relacional (AECR ? Barcelona, 1993), Analise Corporal da Relação (SIAC ? França, 1997), Abordagem Terapêutica Sistêmica e Terapia de Energia ? Abordagem Corporal de Base Bioenergética (NPC - Curitiba, 1987). Autor, dentre outros textos, dos livros "A Psicomotricidade como prática social: uma análise de sua inserção como elemento pedagógico nas creches oficiais de Curitiba (1986-1994)", "Educação Psicomotora" e "Ludicidade e Psicomotricidade". Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO-PR, leciona em cursos de especialização e formação continuada, além de atuar como colaborador do Centro de Estudos da Atividade Humana ? Movimento consciência pelo corpo / Curitiba. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; Educação do Campo; Educação Psicomotora; Corpo, Educação, Tecnologia e Trabalho; Política e Gestão da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia da Pesquisa.

 

Priscila Soares Vidal Festa, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016), Mestre em Distúrbios da Comunicação (UTP, 2012), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX (2009) , Libras/Língua Portuguesa: Educação Bilíngue para Surdos pelo IPE (2009), Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela PUCPR (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora universitária, com experiência em educação infantil , ensino fundamental, EJA, educação especial, educação a Distância e coordenação pedagógica. Possui certificação PROLIBRAS/MEC de Tradutora Intérprete de Libras/ Língua Portuguesa e Ensino da Libras.

 

Published

2017-12-27

How to Cite

Berberian, A. P., Krüger, S. I., Miranda, B. A., Guarinello, A. C., Costa, L. de V., Silva, D. V. da, & Festa, P. S. V. (2017). Inclusion of students with disabilities in a particular university of Curitiba. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 749–758. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p749-758

Issue

Section

Artigos