Inclusión de estudiantes con discapacidad en una universidad privada de Curitiba

Autores/as

  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná
  • Simone Infingardi Krüger Universidade Tuiuti do Paraná
  • Bruna Aparecida Miranda Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná
  • Leonardo de Vito Costa universidade tuiuti do Paraná
  • Daniel Vieira da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Priscila Soares Vidal Festa Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p749-758

Palabras clave:

Inclusión en la enseñanza superior, Accesibilidad, Comisión de inclusión.

Resumen

Las discusiones y cuestionamientos comprometidos con la democratización de la enseñanza superior han ocupado un importante espacio en los debates educativos brasileños, tanto para garantizar el ingreso de un número cada vez mayor de personas en dicho nivel de enseñanza, en cuanto a la mejora de la calidad del mismo. Objetivo: analizar las directrices que orientan el Programa Incluir, así como el funcionamiento de la Comisión de Educación Inclusiva (CEI) de una universidad privada de Curitiba y analizar la visión de un grupo de estudiantes acerca de su experiencia académica, en lo que se refiere a la infraestructura, Las relaciones interpersonales y los aspectos pedagógicos pertinentes a su formación. Método: estudio de caso del tipo cualitativo. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con la presidenta de la Comisión y 5 graduados que se autodenominan discapacitados. El análisis de los datos se basó en el análisis de contenido. Los enunciados producidos por los participantes fueron analizados a partir de los siguientes ejes temáticos: comisión de Educación Inclusiva; relaciones interpersonales y experiencias pedagógicas y la visión de los alumnos sobre cambios necesarios. Resultado: Aunque los estudiantes tienen una visión positiva sobre las actividades desarrolladas por la comisión, queda evidenciado que la misma tiene una acción restringida en lo que se refiere a los aspectos relacionales y pedagógicos de la vivencia académica de los alumnos. Conclusión: En lo que se refiere a la Comisión Inclusiva de la Universidad y al Programa Incluir, ambos tienen objetivos enfocados en el trabajo para cuestiones funcionales de accesibilidad. En cuanto a los aspectos pedagógicos y relacionales, su alcance se presenta frágil. Se sugiere el implemento de estudios que analizan los aspectos singulares de las personas con discapacidad y los determinantes sociales e históricos que atravesan el sistema educativo brasileño.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Pós Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação. Participa da Linha de Pesquisa Fonoaudiologia e os Processos de Linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase nos seguintes aspectos: linguagem escrita, linguagem oral, inclusão, comunicação alternativa, história, produção do conhecimento, Saúde Coletiva e Educação

 

Simone Infingardi Krüger, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis ano de conclusão 1990

Especialização em Psicomotricidade pelo IBMR, ano de conclusão 1992

Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná ano de conclusão 2009

Doutorado em Distúrbios da comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutorado pela CAPES/2017 sendo realizado no programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação


Bruna Aparecida Miranda, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga clínica . Fez o curso de fonoaudiologia na Universidade Tuiuti do Paraná. bolsista de iniciação científica.

Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Educação pela Universidade de Bristol (1994) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor adjunto do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, linguagem e educação, linguagem escrita, linguagem na clínica fonoaudiológica, oficina da linguagem com grupos de idosos, adolescentes e surdos

Leonardo de Vito Costa, universidade tuiuti do Paraná

Fonoaudiólogo com experiência em audiologia e linguagem. Atualmente mestrando no Programa Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba, trabalhando como fonoaudiólogo na Prosom Aparelhos Auditivos - Unitron.

 

Daniel Vieira da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Educação ? TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA -, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2007), mestre em Educação ? PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -,pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (2002), Pedagogo (UTP - 2000), PsicomOTRICISTA (CCT- CURITIBA, 1986), Titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP- 019/94). Possui formação complementar em Psicomotricidade Relacional (AECR ? Barcelona, 1993), Analise Corporal da Relação (SIAC ? França, 1997), Abordagem Terapêutica Sistêmica e Terapia de Energia ? Abordagem Corporal de Base Bioenergética (NPC - Curitiba, 1987). Autor, dentre outros textos, dos livros "A Psicomotricidade como prática social: uma análise de sua inserção como elemento pedagógico nas creches oficiais de Curitiba (1986-1994)", "Educação Psicomotora" e "Ludicidade e Psicomotricidade". Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO-PR, leciona em cursos de especialização e formação continuada, além de atuar como colaborador do Centro de Estudos da Atividade Humana ? Movimento consciência pelo corpo / Curitiba. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; Educação do Campo; Educação Psicomotora; Corpo, Educação, Tecnologia e Trabalho; Política e Gestão da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia da Pesquisa.

 

Priscila Soares Vidal Festa, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016), Mestre em Distúrbios da Comunicação (UTP, 2012), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX (2009) , Libras/Língua Portuguesa: Educação Bilíngue para Surdos pelo IPE (2009), Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela PUCPR (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora universitária, com experiência em educação infantil , ensino fundamental, EJA, educação especial, educação a Distância e coordenação pedagógica. Possui certificação PROLIBRAS/MEC de Tradutora Intérprete de Libras/ Língua Portuguesa e Ensino da Libras.

 

Publicado

2017-12-27

Cómo citar

Berberian, A. P., Krüger, S. I., Miranda, B. A., Guarinello, A. C., Costa, L. de V., Silva, D. V. da, & Festa, P. S. V. (2017). Inclusión de estudiantes con discapacidad en una universidad privada de Curitiba. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 749–758. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p749-758

Número

Sección

Artigos