Práticas Integrativas e Complementares na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p68-80

Keywords:

Terapias Complementares, Fonoaudiologia, Medicina Integrativa, Saúde Pública, Promoção da Saúde

Abstract

Objetivo: Investigar na literatura científica as publicações relacionadas à temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) associadas à Fonoaudiologia, por intermédio de uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em seis bases de dados, nos quais se fez uma leitura e análise crítica dos estudos publicados entre 2014 e 2019, utilizando-se a combinação dos descritores “Terapias Complementares’’, “Medicina Integrativa’’, “Saúde Holística’’, “Fonoaudiologia’’, “Audiologia’’, “Sistema Estomatognático’’, “Transtornos da Deglutição’’, “Linguagem’’ e “Voz’’, nos idiomas português, espanhol e inglês. Critérios de seleção: artigos compreendidos no período de 2014 a 2019, cuja coleta de dados fora realizada por dois pesquisadores independentes, ao analisar descritores, títulos, resumos e posteriormente artigos na íntegra. Resultados: Elegeu-se 14 publicações para compor esta revisão, divididas nas categorias: idade, local, principais patologias, PICS mais utilizadas, tipos de estudo e ano de publicação. Observou-se predomínio de estudos de intervenção, realizados em hospitais, com ênfase na população adulta e idosa, sendo a acupuntura a PIC mais utilizada em pacientes disfágicos e afásicos pós Acidente Vascular Encefálico. Conclusão: As PICS são aplicadas na reabilitação de pacientes com alterações neurológicas, miofuncionais e auditivas. Os ganhos ponderados não abrangem apenas a funcionalidade, como também, a qualidade de vida dos pacientes submetidos às terapias alternativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Isadora Buffon Costa, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Fonoaudiologia. Graduanda

Discente do Curso de Fonoaudiologia. Departamento de Fonoaudiologia. Universidade Federal de Santa Catarina  – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Janaína Medeiros de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Docente.

Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Gisele Cristina Manfrini Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Docente.

Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Ivonete Schülter Buss Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Docente.

Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Aline Arakawa-Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Fonoaudiologia. Docente.

Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Published

2021-02-22

How to Cite

Costa, I. B., Souza, J. M. de, Fernandes, G. C. M., Heidemann, I. S. B., & Arakawa-Belaunde, A. (2021). Práticas Integrativas e Complementares na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 68–80. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p68-80

Issue

Section

Artigos