Práticas Integrativas e Complementares na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p68-80

Palabras clave:

Terapias Complementares, Fonoaudiologia, Medicina Integrativa, Saúde Pública, Promoção da Saúde

Resumen

Objetivo: Investigar na literatura científica as publicações relacionadas à temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) associadas à Fonoaudiologia, por intermédio de uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em seis bases de dados, nos quais se fez uma leitura e análise crítica dos estudos publicados entre 2014 e 2019, utilizando-se a combinação dos descritores “Terapias Complementares’’, “Medicina Integrativa’’, “Saúde Holística’’, “Fonoaudiologia’’, “Audiologia’’, “Sistema Estomatognático’’, “Transtornos da Deglutição’’, “Linguagem’’ e “Voz’’, nos idiomas português, espanhol e inglês. Critérios de seleção: artigos compreendidos no período de 2014 a 2019, cuja coleta de dados fora realizada por dois pesquisadores independentes, ao analisar descritores, títulos, resumos e posteriormente artigos na íntegra. Resultados: Elegeu-se 14 publicações para compor esta revisão, divididas nas categorias: idade, local, principais patologias, PICS mais utilizadas, tipos de estudo e ano de publicação. Observou-se predomínio de estudos de intervenção, realizados em hospitais, com ênfase na população adulta e idosa, sendo a acupuntura a PIC mais utilizada em pacientes disfágicos e afásicos pós Acidente Vascular Encefálico. Conclusão: As PICS são aplicadas na reabilitação de pacientes com alterações neurológicas, miofuncionais e auditivas. Os ganhos ponderados não abrangem apenas a funcionalidade, como também, a qualidade de vida dos pacientes submetidos às terapias alternativas.

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Biografía del autor/a

Isadora Buffon Costa, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Fonoaudiologia. Graduanda

Discente do Curso de Fonoaudiologia. Departamento de Fonoaudiologia. Universidade Federal de Santa Catarina  – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Janaína Medeiros de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Docente.

Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Gisele Cristina Manfrini Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Docente.

Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Ivonete Schülter Buss Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Docente.

Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Aline Arakawa-Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Fonoaudiologia. Docente.

Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil.

Publicado

2021-02-22

Cómo citar

Costa, I. B., Souza, J. M. de, Fernandes, G. C. M., Heidemann, I. S. B., & Arakawa-Belaunde, A. (2021). Práticas Integrativas e Complementares na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 68–80. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p68-80

Número

Sección

Artigos