Aquisição fonológica do Português Brasileiro

revisão sistemática sobre o desenvolvimento das consoantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53900

Palavras-chave:

Desenvolvimento de linguagem, Criança, Fala, Fonoaudiologia, Brasil

Resumo

Introdução: O conhecimento sobre aquisição fonológica é balizador para a prática clínica na avaliação de transtornos fonológicos. Objetivo: Realizar revisão sistemática das publicações científicas sobre aquisição fonológica consonantal do Português Brasileiro (PB) por crianças com desenvolvimento linguístico típico. Metodologia: Foram selecionados descritores que atendiam à pergunta de pesquisa “qual a idade de aquisição fonológica consonantal típica de crianças falantes monolíngues do Português Brasileiro (PB)?” nas bases de dados Bireme, Pubmed, Scopus, Web of Science, Portal Periódicos Capes e Google Acadêmico, e literatura cinzenta. Critério de inclusão foi tratar-se de aquisição fonológica consonantal do PB por crianças. Excluíram-se estudos sobre aquisição de: vogais e/ou ditongos, domínios linguísticos que não fossem fonologia, segunda língua ou bilíngue, outra língua que não o PB, leitura, escrita, soletração, língua de sinais, também pesquisas somente com análise fonética, com dados de fala de crianças com alterações de fala, texto escrito, e linguagem não natural. Foram considerados os tipos de estudo, objetivos e indicadores de aquisição. Os estudos selecionados foram analisados via Iniciativa STROBE e Sistema GRADE. Resultados: Dos 1.381 estudos obtidos, selecionou-se 33. A aquisição fonológica consonantal foi identificada entre as idades um ano e quatro meses a sete anos, dependendo do fonema ou classe dos fonemas, apresentando grande variação entre indivíduos. A definição sobre aquisição convergiu para a frequência de 75% a 85% de produções corretas da consoante ou estrutura silábica. Conclusão: Constatou-se que a aquisição fonológica consonantal apresenta ampla variação entre indivíduos e entre diferentes consoantes e destas nas diversas estruturas silábicas.

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Biografia do Autor

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.

Amanda Faleiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga clínica. Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.

Ana Carolina Sartori Bernardi, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.

Maria Luiza Cerutti Lemmertz, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA - Porto Alegre (RS), Brasil.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

Pacheco Ribas, L., Faleiro, A., Sartori Bernardi, A. C., & Cerutti Lemmertz, M. L. (2022). Aquisição fonológica do Português Brasileiro: revisão sistemática sobre o desenvolvimento das consoantes. Distúrbios Da Comunicação, 34(1), e53900. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53900

Edição

Seção

Artigos