Hearing families and deaf children

the role of Libras in communication

Authors

  • Rayssa Monteiro Mantovani Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Janice Gonçalves Temoteo Marques Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257

Keywords:

Sign languages, Family, Deafness, Communication, Mother-child relations

Abstract

Introduction: The Brazilian Sign Language (Libras) is a visual-motor language with its linguistic system and grammatical structure and its timely acquisition is important for deaf children’s cognitive and communicative development. Deaf children’s hearing families should engage in learning this language, since not knowing Libras may lead to communication and relationship difficulties with their deaf children. Objective: This study aimed to understand the role of Libras in the communication between hearing family members and their deaf children treated at a rehabilitation center. Methods: This cross-sectional qualitative study applied a semi-structured interview with 10 open-ended questions to hearing parents of deaf children who receive care at a rehabilitation center. Data were analyzed with the content analysis method. Results: Altogether, 10 mothers of deaf children were interviewed. Their ages ranged from 21 to 47 years. Nine mothers said they used Libras at home with their children every day, and all reported using it in their child’s daily activities. All mothers stated that the use of Libras brought benefits to the mother-child relationship. Conclusion: The findings highlight the important role of Libras in the daily lives and communication of hearing family members and their deaf children.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rayssa Monteiro Mantovani, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fonoaudióloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba. Atualmente, aluna da pós-graduação em Fonoaudiologia Neopediátrica da Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA). Áreas de interesse: Surdez, Linguagem e Audiologia.

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Campinas. Membro da comissão de avaliadores de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais , INEP, Ministério da Educação, desde 2008. Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento e de Especialização da FCM/Unicamp, Programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com administração da Fundap, de 2010-2014. Membro do Comitê Gestor para o acompanhamento do Plano Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, Ministério da Saúde, desde 2011. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, 2015-2017. Atuação assistencial, no atendimento a crianças e adolescentes surdos e em triem auditiva neonatal no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto/FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, fonoaudiologia, audição, aquisição de linguagem e crianças, triagem auditiva.

Janice Gonçalves Temoteo Marques, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorado em Psicologia Experimental da Linguagem, pela Universidade de São Paulo - USP. Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/ Libras e certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua de Sinais Brasileira - Libras, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/ INEP/UFSC. (PROLIBRAS). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP. Desde novembro de 2020 é membro do Comitê de Ética em Pesquisa de Unicamp. Autora laureada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias com o 1º lugar no Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas, com o livro Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos (3 vols. Edusp, 2017) Áreas de atuação: Língua de Sinais Brasileira - Libras, Educação de Surdos, Libras e Saúde, Lexicologia e Lexicografia das línguas de sinais. 

References

Brasil. Lei n.º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. [Acesso em 2 mar 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.

Dionísio LF, Lima MC. Percepção dos pais de crianças com implante coclear usuárias da língua brasileira de sinais. Saúde (Santa Maria). 2017; 43(1):170-8. doi: https://doi.org/10.5902/2236583421715

Cruz RM. O processo de aquisição da linguagem na perspectiva dos pais de alunos surdos. Revista Virtual de Cultura Surda. 2014; 14(1):1-22.

Santos AM. Comunicação bilíngue entre alunos surdos e seus pais ouvintes [dissertação]. Porto (SP): ESE - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; 2017.

Yamashiro JA, Lacerda CB. Ser Irmão de uma Pessoa Surda: Relatos da Infância à Fase Adulta. Rev. bras. educ. espec. 2016; 22(3): 367-80. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300005.

Levy CC. A busca da identidade familiar de pais de crianças surdas. In: Filho OL, editor. Novo Tratado de Fonoaudiologia. 3ª ed. São Paulo: Editora Manole; 2013. p. 308-23.

Schemberg S, Guarinello AC, Massi G. O ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. 2012; 18(1):17-32. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100003.

Stelling EP, Stelling LF, Torres EM, Castro HC. Pais Ouvintes e Filho Surdo Dificuldades de Comunicação e Necessidade de Orientação Familiar. Revista Espaço. 2014; 4(2):15-25.

Lopes MA, Leite LP. Concepções de surdez: a visão do surdo que se comunica em língua de sinais. Rev. bras. educ. espec. 2011; 17(2): 305-20.

Rovere NV, Lima MC, Silva IR. Communication between deaf people who had early diagnosis and late diagnosis and their peers. Distúrb. comun. 2018; 30(1): 90-102. doi: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p90-102.

Thomaz MM, Milbrath VM, Gabatz RIB, Freitag VL, Vaz JC. Interação entre a família e a criança/adolescente com deficiência auditiva. CoDAS. 2020; 32(6):1-6.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70 ed; 1977, p. 229.

Minayo MC. Técnicas de análise do material qualitativo. In: Minayo MC (Org). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010. p. 303-60.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Prevention of blindness and deafness. [Acesso em 10 nov 2022]. Disponível em: http://www.who.int/publications-detail/basic--ear-and-hearing-care-resource.

Negrelli ME, Marcon SS. Família e criança surda. Ciênc. cuid. saúde. 2006; 5(1): 98-107.

Teixeira G, Silva A, Lima M. Concepção sobre surdez na perspectiva de mães de crianças. Saúde (Santa Maria). 2015; 41(1): 93-104. doi: https://doi.org/10.5902/2236583412881.

Franco LH. Língua Brasileira de Sinais: uma ponte de amor entre pais ouvintes e filhos surdos [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015.

Brittos E, Silveira ZM. Os desafios na inclusão social dos surdos que dispõe da Língua Brasileira de Sinais - Libras em sua comunicação. Revista Saberes Pedagógicos. 2020; 4(3): 87-106. doi: https://doi.org/10.18616/rsp.v4i3.6201.

Ribeiro VL, Barbosa RLL, Martins SE. Pais ouvintes e filhos surdos: o lugar das famílias em propostas educacionais bilíngues. Educação (UFSM). 2019; 44:1-27. doi: https://doi.org/10.5902/1984644435150.

Oliveira RG, Simionaato MA, Negrelli ED, Marcon SS. A experiência de famílias no convívio com a criança surda. Acta sci. 2004; 26(1):183-91. doi: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1658.

Marquete VF, Teston EFF, Souza RR, Vieira VC, Fischer MM, Marcon SS. Care challenges for deaf people experienced by hearing family members: an exploratory study. Online braz. j. nurs. 2020; 18(3):1-12. doi: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20196212.

Sacks O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras; 1989.

Kelman CA, Silva DN, Amorim AC, Monteiro RM, Azevedo DC. Surdez e família: Facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Revista Linhas Críticas. 2011; 17(33): -65. doi: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3737

Caporali SA, Lacerda CB, Marques PL. Ensino de língua de sinais a familiares de surdos: enfocando a aprendizagem. Pró-fono. 2005; 17(1): 89-98.

Published

2024-06-17

How to Cite

Mantovani, R. M., Lima, M. C. M. P., & Marques, J. G. T. (2024). Hearing families and deaf children: the role of Libras in communication. Distúrbios Da Comunicação, 36(1), e63257. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257

Issue

Section

Artigos