Familias oyentes y niños sordos

el papel de Lengua de Señas Brasileña em la comunicación

Autores/as

  • Rayssa Monteiro Mantovani Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Janice Gonçalves Temoteo Marques Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257

Palabras clave:

Lenguas de signos, Familia, Sordera, Comunicación, Relaciones madre-hijo

Resumen

Introducción: La Lengua de Señas Brasileña (Libras) es una lengua visomotora con sistema lingüístico y estructura gramatical propios y su adquisición oportuna es importante para el desarrollo cognitivo y comunicativo del niño sordo. Las familias oyentes de niños sordos deben involucrarse en el aprendizaje de este idioma, ya que en ausencia del conocimiento de Libras, pueden tener dificultades en la comunicación y las relaciones con su hijo sordo. Objetivo: El objetivo de este estudio fue comprender el papel de Libras en la comunicación de los familiares oyentes y sus hijos sordos atendidos en un centro de rehabilitación auditiva. Métodos: Se trata de un estudio transversal, cualitativo. Se aplicó un guión de entrevista semiestructurada con 10 preguntas abiertas a padres oyentes de niños sordos que participan en el cuidado en un centro de rehabilitación. El análisis de los datos se realizó mediante el método de análisis de contenido. Resultados: En total, se entrevistaron 10 madres de niños sordos. Las edades de las madres oscilaron entre 21 y 47 años. Nueve madres dijeron que usan Libras en casa con sus hijos todos los días y todas informaron que lo usan en las actividades diarias de sus hijos. Todas las madres afirmaron que el uso de Libras trajo beneficios a la relación madre-hijo. Conclusión: Los hallazgos revelan un papel importante de Libra tanto en la comunicación de los miembros oyentes de la familia y sus hijos sordos, como en la vida diaria de estos hogares.

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Biografía del autor/a

Rayssa Monteiro Mantovani, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fonoaudióloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba. Atualmente, aluna da pós-graduação em Fonoaudiologia Neopediátrica da Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA). Áreas de interesse: Surdez, Linguagem e Audiologia.

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Campinas. Membro da comissão de avaliadores de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais , INEP, Ministério da Educação, desde 2008. Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento e de Especialização da FCM/Unicamp, Programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com administração da Fundap, de 2010-2014. Membro do Comitê Gestor para o acompanhamento do Plano Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, Ministério da Saúde, desde 2011. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, 2015-2017. Atuação assistencial, no atendimento a crianças e adolescentes surdos e em triem auditiva neonatal no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto/FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, fonoaudiologia, audição, aquisição de linguagem e crianças, triagem auditiva.

Janice Gonçalves Temoteo Marques, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorado em Psicologia Experimental da Linguagem, pela Universidade de São Paulo - USP. Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/ Libras e certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua de Sinais Brasileira - Libras, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/ INEP/UFSC. (PROLIBRAS). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP. Desde novembro de 2020 é membro do Comitê de Ética em Pesquisa de Unicamp. Autora laureada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias com o 1º lugar no Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas, com o livro Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos (3 vols. Edusp, 2017) Áreas de atuação: Língua de Sinais Brasileira - Libras, Educação de Surdos, Libras e Saúde, Lexicologia e Lexicografia das línguas de sinais. 

Citas

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Publicado

2024-06-17

Cómo citar

Mantovani, R. M., Lima, M. C. M. P., & Marques, J. G. T. (2024). Familias oyentes y niños sordos: el papel de Lengua de Señas Brasileña em la comunicación. Distúrbios Da Comunicação, 36(1), e63257. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e63257

Número

Sección

Artigos