The phonetic description of the voice of teachers from public schools in São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e68945

Keywords:

Voice, Auditory Perception, Voice Quality

Abstract

Introduction: This study focuses on the phonetic assessment of voice quality using speech samples from public school teachers in São Paulo. Purpose: To describe vocal quality settings (VQS) in articulatory, phonatory, muscular tension aspects, and vocal dynamics elements (VDE) in speech samples from teachers in São Paulo. Method: A cross-sectional study with a retrospective collection of 60 speech samples analyzed using the Vocal Profile Analysis Scheme (BP-VPAS). All samples were edited with PRAAT software, and those with a signal-to-noise ratio above 2 were selected to minimize external noise interference. Researchers extracted 40-second semi-spontaneous speech excerpts and grouped them into the Experiment MFC 3.S script for auditory-perceptual tasks. One-third of the samples were repeated for internal consistency, with the script playing them randomly. Results: Perceptual judgments showed high reliability (alpha coefficients: 0.777 and 0.814). Discriminant analysis identified vocal quality settings segregating groups based on vocal dynamics. Key variables included Rough Voice (71.7%), Creaky Voice (48.1%), Vocal Tract Hyperfunction (35.3%), Whisper (32.2%), and Pharyngeal Constriction (43.3%). These findings supported group classifications: Non-Case (no dysphonia), Case I (perceptual alteration only), Case II (laryngeal alteration only), and Case III (combined perceptual and laryngeal alterations). Conclusion: VQS related to muscular tension and supralaryngeal phonatory mechanisms were essential in distinguishing groups, enhancing the understanding of dysphonia among teachers.

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Author Biographies

Ana Carolina Nascimento Fernandes, Universidade de Brasília

Possui graduação em Fonoaudiologia (PUC-GO); Especialização em Voz (CEV-SP); Mestrado em Fonoaudiologia (PUC-SP) - com bolsa Integral CNPq; Doutorado em Ciências Médicas (UnB-DF) - com bolsa Integral CNPq. Certificada no Método LeeSilverman (2016); Associada à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa); Foi professora Adjunta do UNIPLAN/DF de Fev/2016 a Abril/2020; Foi Conselheira Efetiva do 7 Colegiado do CRFa 5 Região (Gestão 2019 - 2021), como Diretora-Secretária e Presidente da Comissão de Divulgação. É professora convidada da UFG (Lannit). Atualmente ministra cursos, palestras e treinamentos na área da Fonoaudiologia, Voz, Comunicação, Educação e Neurocoaching na empresa/clinica Audilife (Goiânia-GO)

Zuleica Camargo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PPG em LAEL), Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM),Título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA) da PUC-SP. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PPG em LAEL) e em Comunicação Humana e Saúde (PPG em CHS) da PUC-SP, Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa sobre a Fala (GeFALA)- CNPq no Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição-LIAAC da PUC-SP. Assessora da Pró_Reitoria de Pós Graduação da PUC-SP. Professora Titular do Centro Universitário Armando Álvares Penteado. Fonoaudióloga e docente do CEFAC Saúde Educação. Atua no campo da voz falada e cantada, das linguagens sonoras e da Fonética Clínica, desenvolvendo pesquisas com apoio de recursos tecnológicos. Entre os temas abordados estão: voz; qualidade vocal; percepção auditiva; análise acústica, produção e percepção de fala; transtornos dos sons da fala fala; expressividade sonora; linguagens sonoras; paisagens sonoras.

Susana Pimentel Pinto Giannini, Fonoaudióloga

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1978), mestrado em Comunicação Humana e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Voz, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia em saúde pública, voz, voz do professor, pesquisas em voz e distúrbios da voz - terapia.

Luis Carlos Rusilo, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP (1992), mestre em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (1997), doutor em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (2003), graduado em Direito pela FD-USP (2004) e especialista em Direito Ambiental pela FD-PUCSP (2009). Contabilista, e Profissional de Educação Física. Professor da Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG, do Núcleo de Engenharia de Minas desde 2014. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, área de Métodos Quantitativos, do MBA em Ciências Atuariais e da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP de 2006 a 2014. Já atuou em outras seis instituições de ensino superior. Pesquisador de grupos de pesquisa do LIAAC-PUC e ECA-USP. Trabalhou no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo por treze anos. Consultor das associações ZPB - Zeladoria do Planeta Brasil, Yosakoi Soran do Brasil, Associação Cultural Kinkaku-ji do Brasil e das empresas de engenharia JS Global; PCA - Planejamento e Consultoria Ambiental; Multigeo e GeoCompany. Coordenou dois cursos PUC-COGEAE sobre indústria do petróleo e gás natural e um sobre gestão da sustentabilidade empresarial. Tem experiência em Geotecnia, Mecânica de Rochas, Mecânica de Solos, Resistência dos Materiais, Confiabilidade Estrutural, estabilidade de estruturas em solo e rocha, Sustentabilidade, Meio Ambiente e tratamento estatístico e modelagem de dados em Ciências da Fala.

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (1990). Atualmente é professora titular do Departamento de Teorias e Métodos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Linha de Pesquisa Voz, Comunicação, Saúde e Arte, ministra aulas e orienta pesquisas sobre voz profissional, principalmente as relacionadas à voz do professor. Essa produção auxiliou nas discussões para o reconhecimento do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT)e consequente publicação do Protocolo DVRT, pelo Ministério da Saúde. Foi presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (1989-92), e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2002-3). Foi Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - 2017-2019. Atualmente é editora executiva da Revista Distúrbios da Comunicação e Coordenadora do Laboratório de Voz (LaborVox) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como parecerista ou membro do Conselho Editorial das revistas CEFAC, CoDAS, Audiology Communication Research, e Saúde em Revista.

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Published

2025-06-26

Issue

Section

Artigos