Neuropsicología como especialidad en Fonoaudiología: Consenso de Fonoaudiólogos Brasileños

Autores/as

  • Lenisa Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rochele Paz Fonseca PUC-RS
  • Karin Zazo Ortiz Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Deborah Azambuja Instituto de Neurologia de São Paulo
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Luíza Navas Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Maria Teresa Carthery-Goulart Universidade Federal do ABC
  • Maria Isabel d´Ávila Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karina Carlesso Pagliarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Ren da Fontoura Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.
  • Sheilla de Medeiros Correia Marin Universidade de São Paulo
  • Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Jaime Luiz Zorzi CEFAC - Pós-Graduação
  • Bianca Arruda Manchester de Queiroga Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Cecília de Moura Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Letícia Lessa Mansur Universidade de São Paulo
  • Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Universidade Federal do ABC

Palabras clave:

Neuropsicología, Fonoaudiología, Comunicación, Cognición, Encéfalo.

Resumen

En enero de 2015 el Consejo Federal de Fonoaudiología en Brasil publicó la resolución que prevé las competencias y misiones del Fonoaudiólogo Especialista en Neuropsicología. Dada la importancia del reconocimiento de esta especialidad, se hace necesario revelar el historial de la actuación del fonoaudiólogo en el área y reflexionar sobre sus roles en la Neuropsicología. Se estima que el reconocimiento de los fonoaudiólogos en el campo de la Neuropsicología producirá mayor investimento en el desarrollo de prácticas profesionales compatibles con la alta performance de la evaluación y intervención neuropsicológicas para la salud en comunicación en nuestro país.

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Biografía del autor/a

Lenisa Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia (Departamento de Saúde e Comunicação Humana). Área de Linguagem e Cognição.

Rochele Paz Fonseca, PUC-RS

Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - área de concentração Cognição Humana.

Karin Zazo Ortiz, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Prof. Associado do Departamento de Fonoaudiologia; Área de  Linguagem

Deborah Azambuja, Instituto de Neurologia de São Paulo

Professora do curso de formação em Neuropsicologia; Sócia e fundadora do Centro de (Re) Habilitação Cognitiva; Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Associada do Instituto de Psicologia; Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Área de Neuropsicologia.

Ana Luíza Navas, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Professora Adjunta e Diretora do Curso de Fonoaudiologia

Maria Teresa Carthery-Goulart, Universidade Federal do ABC

Professora Adjunta do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC); Programa de Pós Graduação em Neurociência; Área de Neuropsicologia.

Maria Isabel d´Ávila Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Fonoaudiologia; Área de Linguagem e Cognição.

Karina Carlesso Pagliarin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia; Área de Neuropsicologia.

Denise Ren da Fontoura, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.

Fonoaudióloga, Doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa.

Sheilla de Medeiros Correia Marin, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP.

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Fonaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Doutora em Ciências - Fisiopatologia Experimental FMUSP

Jaime Luiz Zorzi, CEFAC - Pós-Graduação

Diretor, Coordenador e Professor no CEFAC - Pós-Graduação

Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Fonoaudiologia; Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco; Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Maria Cecília de Moura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia; Área de Linguagem. Vice-Presidente do Conselho Federal de Fonoaudilogia.

Letícia Lessa Mansur, Universidade de São Paulo

Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Área de Linguagem.

Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Universidade Federal do ABC

Professora Visitante Sênior do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC; Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Área de Neuropsicologia.

Publicado

2016-07-06

Cómo citar

Brandão, L., Fonseca, R. P., Ortiz, K. Z., Azambuja, D., de Salles, J. F., Navas, A. L., Carthery-Goulart, M. T., Freitas, M. I. d´Ávila, Pagliarin, K. C., da Fontoura, D. R., Marin, S. de M. C., Bianchini, E. M. G., Zorzi, J. L., de Queiroga, B. A. M., de Moura, M. C., Mansur, L. L., & Parente, M. A. de M. P. (2016). Neuropsicología como especialidad en Fonoaudiología: Consenso de Fonoaudiólogos Brasileños. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26732

Número

Sección

Comunicações