Instrumento de avaliação de linguagem na perspectiva da CSA

aplicação em crianças com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p365-374

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Estudos de Avaliação, Comunicação Não Verbal, Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência

Resumo

 

Há um aumento considerável do número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo e tendo essa população grandes chances de apresentar necessidades complexas de comunicação, a intervenção fonoaudiológica com a Comunicação Suplementar e Alternativa deve ser considerada. Objetivo: Esta pesquisa se propõe a analisar a aplicação de um instrumento de avaliação de linguagem na perspectiva da comunicação suplementar e alternativa em crianças com transtornos do espectro do autismo. Método: Aplicação do instrumento CSA_Linguagem em crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo, em situações de interação com a utilização de símbolos gráficos da Comunicação Suplementar e Alternativa. Resultados: Foi possível observar a forma de comunicação eleita pela criança e a possibilidade de efeitos positivos na comunicação com o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa. Conclusão: O instrumento se mostrou operacional, de fácil aplicação e baixo custo; e possibilitou o delineamento do perfil dos sujeitos avaliados quanto à utilização de símbolos gráficos para efeitos de comunicação.

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Biografia do Autor

Luciana Maria Galvão Wolff, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, especialista em audiologia e linguagem, Membro da diretoria da ISAAC Brasil, mestre e doutora em Fonoaudiologia pela PUC SP

Maria Claudia Cunha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia, mestre em Distúrbios da Comunicação e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP. Tem experiência profissional na área de diagnóstico/ terapia de transtornos da Linguagem e desenvolve pesquisas sobre o método clínico fonoaudiológico nas interfaces entre linguagem, corpo e psiquismo, intervenções assistidas por animais e publicações fonoaudiológicas em periódicos brasileiros.Pesquisadora CNPq Produtividade 2.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Wolff, L. M. G., & Cunha, M. C. (2021). Instrumento de avaliação de linguagem na perspectiva da CSA: aplicação em crianças com TEA. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 365–374. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p365-374

Edição

Seção

Artigos