Abordagens metodológicas quantitativas, qualitativas e mistas nas pesquisas em linguagem oral publicadas nos periódicos brasileiros de fonoaudiologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i3e67351Palavras-chave:
Análise Qualitativa , Análise Quantitativa, Interpretação Estatística de Dados, LinguagemResumo
Introdução: A temática das abordagens metodológicas quantitativas, qualitativas e mistas em pesquisas de Linguagem Oral é essencial para a compreensão do contexto em que essas pesquisas são realizadas em relação à produção de conhecimento científico no campo da Fonoaudiologia, partindo do pressuposto de que a Linguagem Oral é um fenômeno de vasta complexidade biopsicossocial. Objetivo: Investigar as ocorrências das abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas ou mistas nas pesquisas em Linguagem Oral publicadas nos periódicos brasileiros de Fonoaudiologia. Método: Casuística: publicações nas revistas Audiology Communication Research (ACR), Revista CEFAC, Communication Disorders and Sciences (CoDAS) e Revista Distúrbios da Comunicação (DIC) entre Janeiro/2020 e Março/2024. Procedimento: 1. leitura dos títulos e resumos. 2. após a coleta, as autoras atuaram como juízes para elaboração do banco de dados; os dados coletados foram transportados para planilha Microsoft Excel® com as variáveis: título; autores; data de publicação; periódico e abordagens metodológicas. Resultados e discussão: N=129 publicações; ACR: N=24; 6 (25%) quantitativas, 15 (62,5%) qualitativas e 3 (12,5%) mistas. CEFAC: N=27; 15 (55,56%) quantitativas; 10 (37,04%) qualitativas; 2 (7,40%) mistas. CODAS: N=48; 34 (70,83%) quantitativas; 4 (8,34%) qualitativas; 10 (20,83%) mistas. DIC: N=30; 9 publicações quantitativas (30%), 16 qualitativas (53,33%), 5 (16,67%) mistas. A pesquisa quantitativa predominou nas publicações dos periódicos CEFAC e CODAS. Nos periódicos ACR e DIC predominaram estudos qualitativos. Os estudos com abordagem mista surgem com menor representatividade no período analisado. Conclusão: O estudo aponta uma diversidade metodológica significativa, com variações nas proporções de estudos quantitativos, qualitativos e mistos com predominância da abordagem quantitativa.
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