APRENDIZAGEM COLABORATIVA ONLINE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

VIVÊNCIAS DA PROGRAMAÇÃO E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA APRENDER MATEMÁTICA USANDO O SCRATCH

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156088

Mots-clés :

Formação e prática docente, Programação;, Pensamento computacional, Scratch, Aprendizagem colaborativa

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar as vivências de quatro estudantes-professores-pesquisadores com o uso da programação articulada com o pensamento computacional para ensinar-aprender matemática na formação e prática docente. Para a produção dos dados foram utilizados os registros da oficina “Juntos, em contextos de aprendizagem colaborativa online, para aprender matemática usando o Scratch” realizada no segundo semestre de 2020, com a duração de 8 horas, e a elaboração de narrativas pelos quatro participantes, sobre o ambiente de programação do Scratch. As atividades partilhadas na oficina desencadearam momentos dialógicos e reflexivos sobre a importância de conhecer teoricamente e na prática diferentes recursos tecnológicos para serem vivenciados em aulas de matemática na educação básica e superior. Cada participante da oficina destacou na sua narrativa que o projeto construído no Scratch será compartilhado nas suas práticas pedagógicas. Com efeito, a oficina propiciou aprendizagem colaborativa online nas ações experienciadas na relação com os pares no ambiente de formação e de prática. Destarte, o ambiente de programação do Scratch é uma ferramenta que pode ser utilizada para colaborar com o processo de ensino-aprendizagem de matemática e outras áreas de conhecimento, numa perspectiva dialógica e problematizadora.

 

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Publiée

2022-06-20

Comment citer

Alves, S. de O., Barbosa, L. L. da S., Pelli, D., Alves, E. S. ., & Mendonça, T. N. . (2022). APRENDIZAGEM COLABORATIVA ONLINE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: VIVÊNCIAS DA PROGRAMAÇÃO E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA APRENDER MATEMÁTICA USANDO O SCRATCH. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 41–66. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156088

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