<br>Utilização do Scratch em sala de aula<br>Using Scratch in the classroom

Autores

  • Fernanda Schuck Sápiras
  • Rodrigo Dalla Vecchia
  • Marcus Vinicius Maltempi UNESP

Palavras-chave:

educação tecnológica, jogos matemáticos, Scratch, Construcionismo

Resumo

A presente investigação busca indícios da formação de habilidades relacionadas à literacia digital e sua associação com aspectos lógicos matemáticos na construção de jogos eletrônicos feitos por meio do software Scratch. Como principais referenciais teóricos, estão as ideias construcionistas de Papert e a literacia digital de Jenkins. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sétimo e oitavo ano de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O paradigma metodológico assumido foi o qualitativo. O recorte dado ao artigo envolveu habilidades relacionadas ao conceito de simulação. Como principais resultados, destacamos que tanto a matemática quanto aspectos computacionais podem fomentar a construção da habilidade chamada de simulação.

Metrics

PDF views
12,417
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026996
|

Referências

BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. Realidade e Cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. Annual American Educational Research Association Meeting, Vancouver, BC, Canada, pp.1–25. 2012. Disponível em: <http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf.> Acesso em: 20 jun. 2015.

DALLA VECCHIA, R. A Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. [s.l.] Universidade Estadual Paulista, 2012.

GELLERT, U.; JABLONKA, E. Mathematisation and demathematisation: social, philosophical and educational ramifications. New York: Lighning Source, 2007.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 5a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Mit Press, 2009.

LIFELONG KINDERGARTEN GROUP. Reference Guide Scratch. MIT Media Lab, 2011. Disponível em: <http://info.scratch.mit.edu/Support/>. Acesso: em 20 jun. 2015.

MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Eds.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1–344.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SZWARCFITER, J.; MARKENZON, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. Rio de Janeiro: LTC, 1994.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SÁPIRAS, F. S.; DALLA VECCHIA, R.; MALTEMPI, M. V. &lt;br&gt;Utilização do Scratch em sala de aula&lt;br&gt;Using Scratch in the classroom. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 973–988, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25152. Acesso em: 30 mar. 2025.