<br>Utilização do Scratch em sala de aula<br>Using Scratch in the classroom
Palavras-chave:
educação tecnológica, jogos matemáticos, Scratch, ConstrucionismoResumo
A presente investigação busca indícios da formação de habilidades relacionadas à literacia digital e sua associação com aspectos lógicos matemáticos na construção de jogos eletrônicos feitos por meio do software Scratch. Como principais referenciais teóricos, estão as ideias construcionistas de Papert e a literacia digital de Jenkins. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sétimo e oitavo ano de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O paradigma metodológico assumido foi o qualitativo. O recorte dado ao artigo envolveu habilidades relacionadas ao conceito de simulação. Como principais resultados, destacamos que tanto a matemática quanto aspectos computacionais podem fomentar a construção da habilidade chamada de simulação.
Metrics
Referências
BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. Realidade e Cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. Annual American Educational Research Association Meeting, Vancouver, BC, Canada, pp.1–25. 2012. Disponível em: <http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf.> Acesso em: 20 jun. 2015.
DALLA VECCHIA, R. A Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. [s.l.] Universidade Estadual Paulista, 2012.
GELLERT, U.; JABLONKA, E. Mathematisation and demathematisation: social, philosophical and educational ramifications. New York: Lighning Source, 2007.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 5a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Mit Press, 2009.
LIFELONG KINDERGARTEN GROUP. Reference Guide Scratch. MIT Media Lab, 2011. Disponível em: <http://info.scratch.mit.edu/Support/>. Acesso: em 20 jun. 2015.
MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Eds.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1–344.
PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SZWARCFITER, J.; MARKENZON, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. Rio de Janeiro: LTC, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).