Revista Científica e-Curriculum

A Revista Científica e-Curriculum é fruto de esforços de pesquisadores no campo do Currículo, tem publicação quadrimestral (março, junho, setembro e dezembro) com qualificação A2 (Qualis) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sua missão é estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação.

A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas linhas editoriais de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.


Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.


v. 13, n. 4 (2015)

Sumário

Editorial

EDITORIAL PDF
Comissão Editorial 610 - 611

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"

APRESENTAÇÃO PDF
Rosanne Evangelista Dias, Branca Jurema Ponce 612 - 615
AGENDA TRANSNACIONAL E GOVERNANÇA NACIONAL: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÃOES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE PDF
Maria Fátima Cóssio 616 - 640
VIRADA EPISTEMOLÓGICA DO CAMPO CURRICULAR: REFLEXOS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO E EM PROPOSIÇÕES DE INTERESSE PRIVADO. PDF
Juares da Silva Thiesen 641 - 659
DES-SEDIMENTAÇÕES DE DISCURSOS COM CENTRALIDADE NO SOCIAL QUE TENDEM A PROJETAR POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Talita Vidal Pereira, Verônica Borges 660 - 682
FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS LOCAIS DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR: LIMITES E POSSIBILIDADES PDF
Viviane Gualter Peixoto da Cunha, Maria Inês Marcondes, Vânia Finholdt Ângelo Leite 683 - 710
POLÍTICAS DE REGULAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: INTERFACES ENTRE CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE. PDF
Virgínia Louzada, Roberto Marques 711 - 732
IMPLICAÇÃO, AUTORIZAÇÃO E STANDARDIZAÇÃO CURRICULAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO RE-EXISTÊNCIA PDF
Roberto Sidnei Macedo 733 - 750
“GUARDA ISSO PORQUE NÃO CAI NA PROVINHA”: PENSANDO PROCESSOS DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, SENTIDOS DE COMUM E FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Alexandra Garcia, Helena Fontoura 751 - 774
FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FILMES: OS CLICHÊS COMO FORMADORES DE DOCENTES E INDICADORES DOS MÚLTIPLOS CAMINHOS DA CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR PDF
Nilda Guimarães Alves, Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas, Rebeca Silva Brandão Rosa 775 - 793
UM MESTRADO FRANCÓFONO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM BURKINA FASO PDF
Stéphanie Gasse, Thierry Ardouin 794 - 814
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MOVIMENTO DISCURSIVO ENTRE O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES JÁ PROFESSORES COM EXPERIÊNCIA PDF
Maria Julia Carvalho de Melo, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite 815 - 837

Trabalhos Científicos

REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM: DE PIAGET A MATURANA PDF
Maria Dolores Fortes Alves 838 - 862
INTERFACES ENTRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO PDF
Fernanda Gomes Françoso, Saulo Françoso, Marcos Garcia Neira 863 - 887
UNIVERSITÁRIOS CEGOS: A VISÃO DOS ALUNOS E A (FALTA DE VISÃO) DOS PROFESSORES PDF
Roseli Albino dos Santos, Suelene Regina Donola Mendonça, Mércia Aparecida Cunha de Oliveira 888 - 907

Entrevistas

O OLHAR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS CINQUENTA ANOS DE MAGISTÉRIO DE JAMIL CURY PDF
Vanessa Costa, Zenilde Durli, Ana Lúcia Sanches 908 - 922

Memória

CURRÍCULO DA MEMÓRIA PDF
Alipio Márcio Dias Casali 923 - 978


ISSN 1809-3876