Revista Científica e-curriculum. ISSN 1809-3876

A revista eletrônica científica e-Curriculum é fruto de esforços de pesquisadores no campo do Currículo, tem publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro), com qualificação A2 (Qualis) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sua MISSÃO é estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação. A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas LINHAS EDITORIAIS de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.


Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.

v. 12, n. 3 (2014)

Sumário

Editorial

EDITORIAL PDF
Comissão Editorial 1457-1459

Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS

INTRODUÇÃO PDF
Elizabeth Macedo, Maria Luiza Sussekind 1460-1463
SOBRE A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE CURRICULAR DE UMA BASE NACIONAL COMUM PDF
Nilda Alves 1464-1479
DA LDB 4.024/61 AO DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE AS BASES CURRICULARES NACIONAIS PDF
Paulo Sérgio Marchelli 1480-1511
AS (IM)POSSIBILIDADES DE UMA BASE COMUM NACIONAL PDF
Maria Luiza Sussekind 1512-1529
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE PRODUZINDO SENTIDOS PARA EDUCAÇÃO PDF
Elizabeth Macedo 1530-1555
HETEROGENEIDADE, EXPERIÊNCIA E CURRÍCULO: CONTRAPONTOS À IDEIA DE BASE COMUM NACIONAL E À VONTADE DE EXTERODETERMINAÇÃO DA FORMAÇÃO PDF
Roberto Sidnei Macedo, Claudio Orlando do Nascimento, Denise de Moura Guerra 1556-1569
BASE COMUM NACIONAL: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DO CURRÍCULO PDF
Maria de Fátima Cóssio 1570-1590
BASE NACIONAL COMUM, ESCOLA, PROFESSOR PDF
Roseli Belmonte Machado, Kamila Lockmann 1591-1613
COMUM PARA QUEM? PDF
Todd Alan Price 1614-1633
O CONCEITO DE PLURALIDADE NO CURRÍCULO NACIONAL SUECO: ESTUDANDO A IMPORTÂNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS TEÓRICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTERPRETAR E CONSTATAR AS DIFERENTES FACETAS DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO DIÁRIO DE PROFESSORES PDF
Silvia Edling 1634-1668
PONDERAÇÕES AO CURRÍCULO MÍNIMO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE EM TORNO DA BASE COMUM NACIONAL PDF
Fábio de Barros Pereira, Inês Barbosa de Oliveira 1669-1692
ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO EXAME EM 2009 PDF
Ana Angelita da Rocha, Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec 1693-2018
MACROCAMPOS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR PDF
Francisca Pereira Salvino, Vagda Gutemberg Rocha 2019-2042
TEORIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO ANTÍDOTO CONTRA/NA CULTURA DA TESTAGEM PDF
Janet L. Miller 2043-2063

Trabalhos Científicos

A MATRIZ DE PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UM CRIVO DE DENÚNCIA-ANÚNCIO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES PDF
Ana Maria Saul, Antonio Fernando Gouvêa da Silva 2064-2080
PAULO FREIRE NA REDE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PAULO FREIRE MEMÓRIA E PRESENÇA PDF
Anderson Fernandes de Alencar, Fernanda Soares de Campos 2081-2094
COAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AMBIENTES ABERTOS MASSIVOS PDF
Cíntia Regina Lacerda Rabello, Alexandra Okada 2095-2118
LABORATÓRIOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3D: ANATOMIA HUMANA EM METAVERSO, UMA PROPOSTA EM IMMERSIVE LEARNING PDF
Eliane Schlemmer 2119-2157
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL PDF
Luciana Santos Collier 2158-2175
ESPAÇOS CERRADOS: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA E DO CONTROLE NA ARQUITETURA DAS ESCOLAS PDF
Dirce Zan, Beatris Cristina Possato 2176-2191
DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E DESEMPENHO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO EM AÇÃO PDF
Mário Medeiros da Silva, Vanderleia Paes 2192-2210

Entrevistas

PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER PDF
Kenneth M. Zeichner, Alexandre Saul, Júlio Emílio Diniz-Pereira 2211-2224


ISSN: 1809-3876