Revista Científica e-Curriculum

A Revista Científica e-Curriculum é fruto de esforços de pesquisadores no campo do Currículo, tem publicação quadrimestral (março, junho, setembro e dezembro) com qualificação A2 (Qualis) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sua missão é estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação.

A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas linhas editoriais de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.


Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.


v. 14, n. 1 (2016)

Sumário

Editorial

EDITORIAL PDF
Comissão Editorial 1-2

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"

APRESENTAÇÃO PDF
Ana Maria Saul 3-8
PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: LEGADO E REINVENÇÃO PDF
Ana Maria Saul 9-34
A CONTRIBUIÇÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Marilia Gabriela Menezes Guedes, Edineide Souza Sá Leitão 35-55
A ARTICULAÇÃO ENTRE PAULO FREIRE E HERBERT MARCUSE: EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SOROCABA-SP PDF
Gabriel Ribeiro Demartini, Antonio Fernando Gouvêa da Silva 56-81
EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL E PAULO FREIRE: OS DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO CONHECIMENTO-TEMPO-TERRITÓRIO PDF
Teodoro Adriano Costa Zanardi 82-107
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PROGRESSÃO ESCOLAR E CICLOS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO LEGADO FREIREANO PDF
Denise Regina Costa Aguiar 108-126
PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA GESTÃO COMO REFERÊNCIA PARA REIVENTAR A TEORIA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA PDF
Salomão Mufarrej Hage, Ricardo Augusto Gomes Pereira 127-148
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA EM PAULO FREIRE E AS CONTRIBUIÇÕES DE SEUS REFERENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA PDF
Maria Eliete Santiago, José Batista Neto 149-164
A CONCEPÇÃO FREIREANA COMO APORTE PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE EJA PDF
Suzi Laura Cunha, Nadir Castilho Delizoicov 165-185
O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE: UMA LEITURA CRÍTICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Rita de Cassia Cavalcanti Porto, Taissa Santos de Lima 186-210
A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE COMO REFERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA PESQUISAR E DESENVOLVER A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Alexandre Saul, Valter Martins Giovedi 211-233
A PEDAGOGIA FREIREANA EM ESCOLAS DE EJA: REINVENÇÃO E LIMITES PDF
Levi Nauter de Mira, Danilo Romeu Streck 234-256
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO ESTADO DO PARÁ PDF
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Tânia Regina Lobato dos Santos 257-276
EXPANDINDO A DINÂMICA DO PODER: FREIRE E A POLÍTICA RACIAL NA EDUCAÇÃO PDF
Michael W. Apple 277-295
PEDAGOGIA CRÍTICA, PAULO FREIRE, E A CORAGEM PARA SER POLÍTICO PDF
Henry A. Giroux 296-306

Trabalhos Científicos

O TEATRO NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS: AS PERCEPÇÕES DOS EDUCADORES DE UM CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO (CEU) DA CIDADE DE SÃO PAULO PDF
Fernanda Quatorze Voltas, Sonia Maria Portella Kruppa 307-331
A CRIANÇA PROTAGONISTA NO CURRÍCULO E NA PRÓPRIA AVALIAÇÃO: UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO PAULO PDF
Cristina Aparecida Colasanto 332-356
A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PDF
Neide Aquino Noffs, Regina Célia Cola Rodrigues 357-374


ISSN 1809-3876