Revista Científica e-curriculum. ISSN 1809-3876

A revista eletrônica científica e-Curriculum é fruto de esforços de pesquisadores no campo do Currículo, tem publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro), com qualificação A2 (Qualis) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sua MISSÃO é estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação. A revista surgiu com interesse em dar espaço à publicação de artigos inéditos, resultantes de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que tratem de questões educacionais de atualidade e promovam a reflexão, o debate e as novas investigações nas LINHAS EDITORIAIS de Políticas Públicas de Educação, Formação de Educadores, Tecnologias da Educação, Conhecimento e Cultura, Avaliação e Interdisciplinaridade. A revista tem presente que a questão curricular tornou-se um tema central das políticas públicas em educação, exigindo a intervenção do Estado para acelerar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento. A revista traz ao debate temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.

-------------

Prezados autores e colaboradores,


Em virtude do grande volume de trabalhos recebidos para avaliação, fecharemos temporariamente o sistema de submissão de novos artigos. Reabriremos em maio de 2014.


Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,

Comissão Editorial Revista eletrônica e-Curriculum


Clique Aqui para ler as Normas de Submissão.

v. 11, n. 3 (2013)

Sumário

Editorial

EDITORIAL PDF
Comissão Editorial 648-650

Trabalhos Científicos

REDUÇÃO TEMÁTICA: INSTRUMENTO ÚTIL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO PDF
Heinz Peter Gerhardt 651-683
REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO: ANÁLISES EM DISSERTAÇÕES PDF
Nadir Castilho Delizoicov, Geovana Stuani Mulinari, Demetrio Delizoicov 684-712
PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA ESCOLA CABANA: REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Alder de Sousa Dias, Ivanilde Apoluceno de Oliveira 713-729
PESQUISANDO A FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UM OUTRO JEITO DE FAZER EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO NA PERSPECTIVA FREIREANA PDF
Denise Regina da Costa Aguiar 730-750
O SENTIDO E SIGNIFICADO SOCIOLÓGICO DE EMANCIPAÇÃO PDF
Luiz Etevaldo da Silva 751-765
EFEITOS DA FORMAÇÃO NA AUTOEFICÁCIA E NA UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC PELOS PROFESSORES: ESTUDO DAS DIFERENÇAS ENTRE REGIMES FORMAIS E INFORMAIS DE FORMAÇÃO PDF
Neuza Pedro, João Piedade 766-793
CONHECIMENTO E CONSUMO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA ERA DA CULTURA MIDIÁTICA PDF
Maria Alzira de Almeida Pimenta, Martha Maria Prata-Linhares 794-812
MEMORIAL REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CURSO ON LINE PDF
Raquel Aparecida Souza 813-825
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM ÁREAS DO CONHECIMENTO: O NOME DA POLÍTICA CURRICULAR DE CICLOS EM RONDONÓPOLIS-MT PDF
Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Alice Casimiro Lopes 826-846
INTERDISCIPLINARIDADE: TEMPO, ESPAÇOS, PROPOSIÇÕES PDF ()
Ivani Catarina Arantes Fazenda, Ana Maria Ramos Sanchez Varella, Telma Teixeira de Oliveira Almeida 847-862
PRODUÇÃO COLETIVA DE CURRÍCULO: UM CAMINHO PARA SUA IMPLANTAÇÃO PDF
Luciane Cortiano Liotti, Odisséa Boaventura de Oliveira 863-888

Resenhas

JOSÉ MARTÍ & A EDUCAÇÃO, DA AUTORIA DE DANILO R. STRECK, BELO HORIZONTE, AUTÊNTICA, 2008, 103p. PDF
Fernanda Quatorze Voltas 889-893


ISSN: 1809-3876