Entre a intuição e a formalização do cálculo: aplicações da derivada ilustradas em histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p422-441

Palavras-chave:

Ensino de cálculo, História em quadrinhos, Modelo epistemológico de referência, Intuição, Formalização

Resumo

Neste artigo, são apresentados os resultados de uma experimentação didática cujo objetivo foi analisar as potencialidades da História em Quadrinhos (HQ) na promoção da aprendizagem no Ensino Superior, especialmente no componente de Cálculo Diferencial I, durante o período remoto decorrente da emergência sanitária do COVID-19. O estudo foi embasado em noções de intuição e formalização, além de pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, particularmente a praxeologia matemática e a análise praxeológica. Realizou-se uma análise praxeológica das HQs produzidas, identificando o modelo epistemológico predominante nesta experimentação. A aplicação dos conceitos de derivada a problemas relacionados a situações reais resultou em uma melhoria na relação do estudante com o conhecimento, contribuindo para uma construção de sentido na aprendizagem. Foram evidenciados aspectos inerentes ao processo que ocorre entre a intuição e a formalização de um conceito. Observou-se uma mudança de paradigma no ensino do Cálculo ao enfocar a proposição de situações criativas. Destacam-se também as implicações desta pesquisa para a formação do professor do Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Fabiana Santos, Universidade Federal do Oeste Bahia

Doutorado em Matemática

Fábio da Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutorado em Matemática

Lauriclecio Lopes, Universidade Federal do Oeste Bahia

Mestrado em Matemática

Priscila Ramos, Universidade Federal do Oeste Bahia

Doutorado em Matemática Aplicada

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

SANTOS, F.; DA SILVA, F.; LOPES, L.; RAMOS, P. . Entre a intuição e a formalização do cálculo: aplicações da derivada ilustradas em histórias em quadrinhos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 422–441, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p422-441. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/68161. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo