Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar no ensino de Portugal e Espanha: análise de um questionário<br>Aspects of rigidity and atomization of school mathematic in the educational systems of Portugal and Spain: analysis of a questionnaire

Autores/as

  • Catarina Oliveira Lucas Doutoranda do Departamento de Matemática Aplicada I, Universidade de Vigo
  • Cecilio Fonseca Bon
  • Josep Gascón Pérez
  • José Manuel Casas

Palabras clave:

Teoria Antropológica do Didático, ensino secundário/médio, praxeologia

Resumen

Com a finalidade de avaliar a rigidez e a atomização das praxeologias matemáticas escolares no ensino secundário ibérico definimos, a priori, cinco conjeturas à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Estudamos empiricamente a veracidade dessas hipóteses nos sistemas educativos português e espanhol, através da aplicação de um questionário constituído quer por questões habituais, quer por questões menos usuais a duas amostras de estudantes de Portugal e de Espanha. A análise e a avaliação dos resultados conduziram-nos à conclusão de que existe um fenômeno didático que se manifesta na elevada fragmentação das tarefas que habitualmente são propostas aos alunos do ensino secundário, falta de conexão entre os conteúdos, inexistência de questionamento e de justificação das técnicas utilizadas.

 

Abstract

In order to assess the rigidity and atomization of school mathematical praxeologies on the Iberian secondary education, we defined, a priori, five conjectures in the light of Anthropological Theory of Didactic (TAD). We studied empirically the veracity of these hypotheses in Portuguese and Spanish education systems through the application of a questionnaire composed either by usual questions, either by less common issues, for two samples of students from Portugal and Spain. The analysis and evaluation of results led us to the conclusion that there is a didactic phenomenon that manifests itself in high fragmentation of tasks that usually are proposed to students of secondary education, lack of connection between the contents, lack of questioning and justification of the techniques used.


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Citas

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Publicado

2014-05-03

Cómo citar

LUCAS, C. O.; BON, C. F.; PÉREZ, J. G.; CASAS, J. M. Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar no ensino de Portugal e Espanha: análise de um questionário&lt;br&gt;Aspects of rigidity and atomization of school mathematic in the educational systems of Portugal and Spain: analysis of a questionnaire. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17932. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos