Impossibilidades e táticas de resistência para currículos de Matemática nos anos iniciais <br> Impossibilities and resistance tactics to mathematics curriculum in the elementary school

Autores/as

  • João Alberto da Silva Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM, Universidade Federal do Rio Grande-FURG http://orcid.org/0000-0002-5259-7748

DOI:

https://doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2017v19i3p84-104

Palabras clave:

Currículo, Discurso Pedagógico, Recontextualização, Educação Matemática.

Resumen

Este artigo discute os diferentes níveis do currículo e os discursos que circulam nos anos iniciais, tendo por referência o campo da Matemática. O objetivo é mapear as impossibilidades, contingências e resistência às mudanças propostas por reformas curriculares. Os procedimentos metodológicos são de ordem qualitativa e envolvem a produção e análise de discursos construídos a partir da fala de professores em grupos colaborativos de investigação. Identificou-se um discurso pedagógico oficial no nível do currículo prescrito, que projeta um ensino sem levar em conta impossibilidades e contingências do fazer escolar. No campo recontextualizador da escola, nota-se uma postura que desqualifica o discurso oficial e que oferece resistência à transformação por meio de traduções e de códigos próprios.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Alberto da Silva, Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Universidade de Genebra. Professor do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Citas

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

ALVES, N.; MACEDO, E.; OLIVEIRA, I.; MANHÃES, L. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

______. Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal of Education, v. 20, n. 2, p. 157-173, 1999.

BLANK, C. K. ; SILVA, J. A. Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar. ETD. Educação Temática Digital, 2017.

CARNEIRO, M.; MOL, W. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 7, n. 2, p. 101-113, ago. 2005.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

MACEDO, R. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MUNAKATA, K. Livro didático como início da cultura escolar. Hist. Educ., Santa Maria , v. 20, n. 50, p. 119-138, dez. 2016.

PONTE, J. P.; BAPTISTA, M.; VELEZ, I.; COSTA, E. Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula. Pesquisas em Formação de Professores na Educação Matemática, v. 5, p. 7-24, 2012.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

ROLDÃO, M. A mudança anunciada da escola ou um paradigma de escola em ruptura? In: ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 1998

SARAIVA, M.; PONTE, J. P. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, v.12, n. 2, p. 25-52, 2003.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, J. A.; TAUCHEN, G. ; MARINHO, J. ; SILVEIRA, J. B. . O currículo dos anos iniciais: campo de tensão e controvérsias. Currículo sem Fronteiras, v. 16, p. 99-112, 2016.

SILVA, J. A.; MARINHO, J. C. B.; SILVA, G. Planejamento Cooperativo como método de investigação da sala de aula. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 120-135, 2015.

SILVA, J. A.; MARINHO, J. C. B.; FRANCA, G. V. A. . Consórcio entre pesquisas: possibilidades para o aprofundamento dos estudos qualitativos em educação. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 15, p. 443, 2013.

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

SILVA, J. A. da. Impossibilidades e táticas de resistência para currículos de Matemática nos anos iniciais &lt;br&gt; Impossibilities and resistance tactics to mathematics curriculum in the elementary school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 84–104, 2017. DOI: 10.23925/10.23925/1983-3156.2017v19i3p84-104. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/32955. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Finalizada - Currículo e Educação Matemática