Ecos de Euclides: notas sobre a influência d’Os Elementos a partir de algumas doutrinas filosóficas<br>Euclid’s Echoes: brief remarks on the influence of The Elements based on some philosophical schools
Mots-clés :
Euclides. Os Elementos. Descartes. Hume. Kant. Matemática grega.Résumé
A partir do estudo de algumas escolas filosóficas – nomeadamente o Racionalismo de Descartes, o Empirismo de Hume e o Criticismo de Kant – e de breves considerações sobre o mundo e a matemática gregas, este artigo pretende argumentar sobre a permanência de Euclides como modelo de geometrização e apreensão da Matemática.
Abstract
Based on the study of some philosophical schools – such as the Cartesian Racionalism, the Empiricism of Hume and Kant’s Criticism – and of some brief remarks on Mathematics in ancient world – particularly the greek Mathematics – this paper intends to understand how the euclidean ideas have been taken for a long time as a model of how to geometrize and of what Mathematics is.
Métriques
Références
BICUDO, Irineu. Prefácio e introdução. EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.
BRITO, Arlete de Jesus. Geometrias Não-Euclidianas: um Estudo Histórico-Pedagógico. Dissertação de Mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1995.
CALVINO, Italo. Por Que Ler os Clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.
CARROLL, Lewis. Euclides e Seus Rivais Modernos. Tradução de Rafael Montoito. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2012 (obra não publicada).
COUTINHO, Lázaro: Matemática e Mistério em Baker Street. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.
DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: LP&M, 2005.
DESCARTES, René. La Géométrie. Paris: A. Hermann Librairie Scientifique, 1836. Disponível em . Acesso em: 17/04/2012
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
DIONNE, Caroline: Lewis Carroll: A Man Out of Joint, 1998. Disponível em: <http://web.udl.es/usuaris/s2430206/pumby/carolarc.htm#N_10_>. Acesso em 04/08/2008.
DODGSON, Charles L. Euclid and His Modern Rivals. London: MacMillan and Co., 1879.
EUCLIDES. Elementos de Euclides dos Seis Primeiros Livros, do Undécimo e Duodécimo da Versão Latina de Frederico Commandino, Addicionados e Ilustrados por Roberto Simson. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1855.
EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.
FERRAIOLO, Fiorella. Matemática Kantiana e Percepção da Realidade. Dissertação de Mestrado. Marília: Universidade Estadual Paulista, 1996.
GASCA, Ana Millán. Euclides: la Fuerza del Razonamiento Matemático. Madri: Nivola, 2007.
GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
HEATH, Thomas. Thirteen Books of Euclid’s Elements. Volume 1. New York: Dover, 1956.
HUME, David. Investigação Sobre o Entendimento Humano. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
JAEGER, Werner. Paideia: a Formação do Homem Grego. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
KOYRÉ, Alexandre. Considerações Sobre Descartes. Lisboa: Editorial Presença, 1963.
LEVI, Beppo. Lendo Euclides: a Matemática e a Geometria Sob um Olhar Renovador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
LLOYD, G. E. R. Ciência e Matemática. In: FINLEY, M. I. O Legado da Grécia: uma Nova Avaliação (Org). Tradução de Yvette Vieira Pinto de Almeida. Brasília: UNB, 1998
MIORIM, Maria Ângela: Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.
MLODINOW, Leonard: A Janela de Euclides. Tradução de Enézio de Almeida. São Paulo: Geração Editorial, 2005.
PLATÃO. A República. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2011.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: de Spinoza a Kant. Vol. 4. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2004.
ROSENFIELD, Denis Lerrer. Prefácio – Vida e Obra. DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: LP&M, 2009.
SCHUBRING, Gert. Análise Histórica de Livros de Matemática: Notas de Aula. Tradução de Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas: Autores Associados, 2003.
THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).