Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação Docente<br>A Study with Scholars of PIBID on Conceptions of Teacher Training
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520Mots-clés :
Educação, Política Educacional, Formação de Professores, PIBID, Análise de SimilaridadesRésumé
O presente artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que focou o processo de formação de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma Universidade Federal. Os dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos da Licenciatura foram analisados a partir do método de análise de similaridade utilizando o software CHIC. Participaram 38 discentes da Universidade. Como conclusão, é possível inferir que o PIBID de Matemática promoveu a articulação e a aproximação entre escola básica e Universidade inserindo os licenciandos no contexto escolar. Observou-se também a formação continuada de professores da universidade e da escola básica por meio da relação dialética entre teoria e prática.
This article is an extract of doctoral research that focused on the process of training of teachers in the Institutional Program of Scholarships of Initiation to Teaching (PIBID) of the Fluminense Federal University (UFF). The data collected by means of a questionnaire applied to students of degree were analyzed by the method of similarity analysis using the software CHIC. Attended the university 38 students. As a conclusion, it is possible to infer that the PIBID Mathematics promoted the articulation and the rapprochement between basic school and university entering the licensees in the school context. It has also been observed the continuing education of teachers of university and the basic school by means of the dialectic relationship between theory and practice.
Métriques
Références
ALMEIDA, Maria Isabel de, PIMENTA, Selma Garrido. Centralidade do estágio em cursos de Didática nas Licenciaturas: rupturas e ressignificações. In: Estágios Supervisionados na Formação Docente: Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta (Organizadoras). São Paulo: Cortez, 2014. p. 15-40.
ALMOULOUD, Saddo Ag. O que Está pode Detrás do CHIC?. In: Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco. José Armando Valente; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadores). 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CHINELLI, Maura Ventura. Apresentação. In: Prática cotidiana e formação profissional do professor: reflexões sobre a docência na parceria na Universidade-Escola Pública. Maura Ventura Chinelli, (organizadora). Nova Iguaçu, RJ: Entorno, 2015.
FIORENTINI, Dario, OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2013000400011&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 20 abr. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
__________. Pedagogia do oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GATTI, Bernardete Angelina, ANDRÉ, Marli E. D. A., GIMENES, Nelson A. S., FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf. Acesso em 10 mar. 2015.
GATTI, Bernardete Angelina, A Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, pp. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014.
__________. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.- dez. 2010. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
GRAS, Régis. O Uso do CHIC na Formação de Educadores. In: Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco. José Armando Valente; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadores). 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
LELIS, Isabel. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. In: Ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Maurice Tardif; Claude Lessard, (organizadores). Trad. de Lucy Magalhães. 5 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.
NEVES. Carmen Moreira de Castro. A Capes e a formação de professores para a educação básica. In Revista Brasileira de Pós-Graduação. Suplemento 2, volume 8, março de 2012. Educação Básica: Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência, p. 353-373.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009.
__________. Os professores e as histórias de suas vidas. In: Vidas de professores. António Nóvoa (organizador). Porto/Portugal: Porto Editora, 1995. p. 11-30.
__________. O passado e o presente dos professores. In: Profissão Professor. António Nóvoa (organizador). Tradutores: Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luísa Santos Gil. 2 ed. Porto, Portugal, Porto Editora, 1999.
__________. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: Ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Maurice Tardif; Claude Lessard, (organizadores). Trad. de Lucy Magalhães. 5 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.
__________. Firmar a posição como professor, firmar a profissão docente. Revista Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 47, n 166, p. 1106-1133, out/dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4843/pdf_1>. Acesso em: 20 de abr. 2018.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. Selma Garrido Pimenta (Organizadora). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p.15-38.
SCHÖN, Donald A. The Reflective Practtioner. Nova York: Basic Books, 1983.
__________. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Os professores e sua Formação. António Nóvoa (organizador). 3ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional, 14a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, Tradução de João Batista Kreuch. 9ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).