Áreas de figuras planas no 9º ano: um olhar para a organização matemática e didática do professor<br>Areas of flat figures in the 9th year: a look at the mathematics and didactic organization of the teacher

Auteurs

  • Almir Pereira de Moura Secretaria de Educação do Estado - PE

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p386-400

Mots-clés :

Praxeologia, Grandeza área, Prática docente.

Résumé

Este texto discute o ensino da área de figuras planas no 9º ano do ensino fundamental tendo como foco de análise a organização matemática e didática utilizada pelo professor durante a abordagem do saber em sala de aula. Como sustentações teóricas faz-se uso da discussão de área enquanto grandeza proposta por Douady e Perrin-Glorian (1989), Baltar (1996), Bellemain (2000) e Santos (2015) e da noção de praxeologia da Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Chevallard (1999) e colaboradores. Se tratando de um estudo de abordagem qualitativa, a produção de dados se deu da seguinte maneira: utilizou-se a videogravação para registrar as aulas dedicadas ao saber e anotações de campo, em seguida, foram transcritas as aulas e analisadas a luz do aporte teórico adotado. Os resultados apontam que o professor utilizou uma abordagem da área enquanto grandeza, explorando para isso, tarefas de cinco diferentes tipos, dos quais comparar áreas e determinar uma área foram trabalhados com maior ênfase. No trabalho com essas tarefas percebeu-se uma ênfase no momento exploratório da atividade matemática e na constituição do ambiente tecnológico-teórico

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Biographie de l'auteur

Almir Pereira de Moura, Secretaria de Educação do Estado - PE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE, licenciado em Matemática pela UPE. Realiza pesquiza em Grandezas e medidas  sob o aporte da Teoria Antropológica do Didático.

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Publiée

2019-11-06

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MOURA, A. P. de. Áreas de figuras planas no 9º ano: um olhar para a organização matemática e didática do professor&lt;br&gt;Areas of flat figures in the 9th year: a look at the mathematics and didactic organization of the teacher. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p386-400. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45569. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.