Perspectivas Teóricas da Educação Matemática

possibilidades de articulações e complementariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p177-218

Palavras-chave:

Tendências, Educação Matemática, Perspectivas teóricas

Resumo

A presente pesquisa aborda a educação matemática no que se refere às tendências na área que, nesta pesquisa, se assumem como perspectivas teóricas. O objetivo foi discutir numa comunidade de prática as possibilidades de articulação entre algumas perspectivas teóricas, de forma a vislumbrar a integração entre elas. Para isso, desenvolvemos um percurso de estudo e de pesquisa (PEP) que se apresenta como quadro teórico-metodológico. Tal percurso foi realizado com professores-alunos do curso de pós-graduação, em nível de mestrado, de uma universidade do estado do Pará, na região Norte do Brasil. Evidenciou-se nesta pesquisa que o trabalho colaborativo se faz necessário para se buscar a articulação entre perspectivas teóricas, e as ações colaborativas revelaram que assumir as perspectivas teóricas como contextos da educação matemática favorece as articulações.

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Biografia do Autor

Aline Silva, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Brasil(2021)
Professor II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , Brasil

Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2011)
PROFESSOR DE MATEMÁTICA da Universidade do Estado do Pará , Brasil

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pára

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2022-10-31