O Currículo de Matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do GeoGebra.
Résumé
Esta pesquisa tem como perspectiva de investigação, analisar as Situações de Aprendizagem de Geometria e apresentar uma proposta para articular as Situações de Aprendizagem encontradas no Caderno do Professor de Matemática do 4º bimestre da primeira série do Ensino Médio, publicado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (2009). A hipótese de investigação que protagonizou esta pesquisa foi a de que o uso da tecnologia computacional, com o auxílio do software de Geometria Dinâmica GeoGebra, poderá favorecer a proposta de articulação das Situações de Aprendizagem presentes no Caderno do Professor de Matemática do Estado de São Paulo (2009), de forma simples e significativa. Tem-se como questão de pesquisa: De que maneira é possível criar uma abordagem dinâmica, com o software GeoGebra para o conteúdo de Geometria Plana do Ensino Médio, com base no Currículo do Estado de São Paulo? Este trabalho de pesquisa foi elaborado seguindo as orientações metodológicas de Bardin (1977), sobre a Análise de Conteúdo, que consiste em tratar a informação por meio de um plano específico de análise: Pré-análise, Exploração do material, Tratamento dos resultados, inferências e interpretações. Os Documentos oficiais que compõem esta pesquisa são os PCN+ (2002), as OCEM (2006), o Currículo do Estado de São Paulo (2010) e os Cadernos do Professor de Matemática do Estado de São Paulo (2009). As pesquisas de Miskulin (1999), Baldini (2004), Bagé (2008), Rosa (2009) e Silva (2010) que utilizaram em suas pesquisas softwares de Geometria Dinâmica para o enriquecimento do processo de ensino aprendizagem da Geometria, compõem parte da bibliografia desta pesquisa. Este trabalho se apropriou das considerações teóricas de Kenski (2003, 2007) que destacam um novo ritmo que a tecnologia imprime à educação, além de Borba e Penteado (2007) que ressaltam a informática educativa na matemática. Esta pesquisa procurou seguir as indicações do Currículo de Matemática da rede estadual de São Paulo (2010) no trato das ideias fundamentais (proporcionalidade, equivalência, ordem, aproximação) para desenvolvimento dos conteúdos/ temas, com a preocupação de não desviar o foco do assunto, e principalmente mostrar a aplicabilidade do GeoGebra. Ao final deste trabalho observou-se que é possível articular as Situações de Aprendizagem com o uso do software GeoGebra de forma simples e significativa. Palavras-chave: Currículo de Matemática, Análise de Conteúdo, Caderno do Professor, Geometria, GeoGebra. This research presents the analysis of the learning situations in Geometryas investigation perspective and shows a proposal to articulate the situations of learning found in the Mathematics Teacher’s Notebook for the 4º two months period of the first grade of the secondary school, published by the Educational State Secretary from the State of São Paulo (2009). The hypothesis of investigation which has guided this survey is that the use of computational technology, with the aid of the software of Dynamic Geometry GeoGebra, could encourage the proposal of articulating the learning situations present in the Mathematics Teacher’s Notebook of the Educational State Secretary from the State of São Paulo (2009) in a simple and significant way. The question of research in this paper is: In which way it is possible to create a dynamic approach with the software GeoGebra for the Secondary School content of Plain Geometry based on the State of São Paulo’s curriculum? This paper has been elaborated following the methodological orientations of Bardin (1977), about the Analysis of Content, which consists in treat the information by the specific plain of analysis: pre- analysis, exploitation of the material, treatment of the results, inferences and interpretations. The official documents which compose this survey are the PCN+ (2002), the OCEM (2006), the curriculum of the State of São Paulo (2010) and the Mathematics Teacher’s Notebook of the State of São Paulo (2009). The surveys of Miskulin (1999), Baldini (2004), Bagé (2008), Rosa (2009) and Silva (2010) which have used Dynamic Geometry software in their surveys for the understanding of the process of learning Geometry compose the bibliography of this survey. This paper has appropriated the theoretic considerations of Kenski (2003, 2007), which highlight a new rythim that the new technology gives to Education, in addition to Borba and Penteado (2007) that highlight educative software in mathematics. This paper has aimed to follow the indications of Mathematics Curriculum of the State of São Paulo (2010) in the treatment of the fundamental ideas (proportionality, equivalency, order, approximation) to the development of contents/themes with the preoccupation of not digressing from the focus of the subject and mainly to show the applicability of GeoGebra. At the end of this paper it has been observed that it is possible to articulate the learning situations with the use of the GeoGebra software in a simple and significant way. Keywords: Mathematics curriculum, content analysis, teacher notebook, Geometry, GeoGebra.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-11-29
Comment citer
PROCÓPIO, W. O Currículo de Matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do GeoGebra. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7756. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).