A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude
Palavras-chave:
mídia, juventude, empreendedorismo, educação, neoliberalismoResumo
Neste artigo apresento um exame sobre o discurso da cultura empreendedora em alguns produtos midiáticos. Tendo como pano de fundo a análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público juvenil em temporalidades distintas (Confissões de Adolescente, de 1994 e Ger@l.com, de 2009/2010), busco examinar as retóricas que, nessas séries e em outros veículos, celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas, amplas e dominantes.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2013-05-28
Edição
Seção
Artigos | Articles
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.