A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude

Autores

  • Julia Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

mídia, juventude, empreendedorismo, educação, neoliberalismo

Resumo

Neste artigo apresento um exame sobre o discurso da cultura empreendedora em alguns produtos midiáticos. Tendo como pano de fundo a análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público juvenil em temporalidades distintas (Confissões de Adolescente, de 1994 e Ger@l.com, de 2009/2010), busco examinar as retóricas que, nessas séries e em outros veículos, celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas, amplas e dominantes.

Metrics

PDF views
689
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202650
|

Biografia do Autor

Julia Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Julia Salgado é jornalista e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, instituição onde atualmente faz seu Doutorado pela linha Mídias e Mediações Socioculturais.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

Artigos | Articles